17 Passos para Perder o Medo de Falar em Público
17 Passos para Perder o Medo de Falar em Público. Neste artigo, apresentamos 17 Passos para você perder o medo de falar em público. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
Como Perder o Medo de Falar em Público? É uma pergunta que fica remoendo na cabeça da maioria das pessoas e prejudica a carreira de uma grande parcela de profissionais. Em 2015, uma pesquisa realizada pelo jornal Britânico Sunday Times constatou que o Medo de Falar em Público atinge 41% das pessoas. Em 2017, na Rede Globo, a série “o medo que profissionais e acadêmicos têm de falar em público” também nos revela que esse mal afeta até atores, cantores, apresentadores e diversos profissionais que dependem de se apresentar para viver.
O Medo de Falar em Público passou a ser um tema intrigante e desperta a atenção de especialistas comportamentais. Diante de números surpreendentes, fica evidente que Falar em Público é uma oportunidade para construir uma carreira brilhante e de sucesso! Então, por esse motivo, preparamos 17 Passos para você Falar em Público Sem Medo e conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.
Falar em Público tornou-se uma necessidade básica para todos aqueles que querem ter uma carreira promissora e de sucesso.
Confira a seguir 17 Passos para Perder o Medo de Falar em Público:
(1) Autoconhecimento: o caminho mais rápido para Perder o Medo de Falar em Público é descobrir os sintomas e suas causas. Mal estar, memória fraca, voz baixa (para dentro) e trêmula e tensão em várias partes do corpo são alguns dos sintomas mais comuns vivenciados por profissionais ao Expor suas Ideias em Público. Educação na infância, introversão, bullying na adolescência, fata de prática e perfeccionismo são algumas causas e precisam ser tratadas o mais rápido possível.
(2) Silencie a mente: essa prática pode ser treinada com o uso da meditação diária e vai nos proporcionar benefícios incríveis para a vida como um todo. Para Perder o Medo de Falar em Público, precisa, primeiro, vencer os medos internos como os descritos no primeiro passo. O silenciar da mente, com o uso da meditação, vai lhe dar segurança interior perante qualquer tipo de público. Desenvolver o hábito de, todos os dias, por 03 minutos, sentar em um local silencioso e tranquilo, sozinho, e meditar é um dos caminhos mais rápido para o autoconhecimento. Sente-se com a coluna ereta, os dois pés apoiados no chão, feche os olhos e comece a prestar atenção na respiração. Se a mente divagar, fique tranquilo, isso é normal, volte a atenção para a área das narinas e preste atenção no ar que entra e sai. Pode colocar um despertador. Com o tempo, mediante a prática, já vai começar a sentir os benefícios.
Estratégias para potencializar sua performance em Falar em Público
(3) Potencialize suas habilidades: ao focar nas habilidades já existentes (pontos fortes), você começa a, também, desenvolver sua autoconfiança. Ao focar em seus pontos fortes, que já uma capacidade natural, eles vão proporcionar a você o desenvolvimento de atividades de alto nível de qualidade e sensação de florescimento. Com o desenvolvimento da autoconfiança, automaticamente, você passa a desenvolver aquelas habilidades que ainda precisa para Falar em Público de forma tranquila, segura e persuasiva. Quais são suas habilidades e/ou pontos fortes? Liste-os e comece a colocar em prática todas as vezes que forma falar com alguém ou que tiver a oportunidade de falar para várias pessoas.
(4) Treinar, treinar, treinar...: treinar à frente do espelho, gravar vídeos e assisti-los posteriormente com reconhecimento dos pontos positivos e listando os que precisam ser melhorados são exercícios fundamentais para Perder o Medo de Falar em Público. Faça uma apresentação todos os dias perante o espelho e coloque em prática todas as vezes que surgir uma oportunidade. Mas e se não surgir nenhuma oportunidade? Crie! Construa a oportunidade! Foco!
Treinar fazendo movimentos amplos e soltando a voz: essa estratégia permite desenvolver duas coisas. Aprender a expressar em voz alta a sequência dos argumentos e expressar naturalmente com as próprias palavras, uma característica apreciada pelo público.
(5) Planejamento com Minds Maps: faça o planejamento da apresentação desenhando mapas mentais. Isso vai proporcionar a você benefícios como coerência de raciocínio, domínio sobre o assunto e visão do todo para o particular, uma característica de estudantes de alta performance e de pessoas de muito sucesso. Quanto mais leitura, melhor. A leitura lhe proporciona ter conteúdos e argumentos fortes e persuasivos. O Medo de Falar em Público muitas vezes está ligado a falta de conteúdo. A pessoa não lê, não se informa e, então, passa a “ficar vazia” de forma a não saber o que dizer diante das pessoas.
Fale conectando com as pessoas
(6) Seja Humilde: humildade é diferente de simplicidade. Prefira ser humilde a ser simples. Humildade é para os fortes. É uma qualidade importantíssima. Faz a pessoa reconhecer as limitações e saber que a estrada para o sucesso está sempre em construção. Quanto mais aprender e desenvolver, terá mais e melhores resultados. Foco na melhoria contínua, pois só o conhecimento liberta.
Um médico especialista renomado e muito requisitado conversava informalmente com um paciente no corredor de um hospital. Uma pessoa glamourosa, muito elegante e charmosa, chegou correndo e perguntou aos dois: onde está o médico fulano de tal? Preciso dele urgente! O médico sorriu e, humildemente, disse: pois não, senhora! Em que posso lhe ser útil? Agressivamente, a pessoa repetiu: quero falar é com o médico! Ele, novamente, respondeu: pois não, senhora! Em que posso lhe ser útil? Ela, mais nervosa e de forma ignorante, com tom de descaso, respondeu: você não ouviu minha pergunta? Eu quero é falar com o médico! Ele, mais uma vez, humildemente, respondeu: pois não, senhora! Em que posso lhe ser útil? Sou eu, o médico fulano de tal! Ela assustou e disse: é você o médico fulano de tal, renomado e requisitado especialista em (...), dessa forma como se fosse uma pessoa qualquer? Não imaginava um especialista conversando no corredor dessa forma. Ele, humildemente respondeu: eu também não esperava um comportamento dessa forma de uma pessoa tão glamourosa que demonstra ser tão sábia e inteligente!? Mas, enfim, em que posso lhe ser útil? Então, ao se apresentar em qualquer situação, seja humilde! Assim, você colecionará mais vitórias durante toda sua vida.
(7) Coloque emoção: como pretende que os ouvintes se interessem pelas suas ideias se nem você mesmo mostra interessado por elas? Se nem você está emocionado com aquilo que transmite? Antes de envolver a plateia, você, primeiro, precisa estar envolvido e interessado com o assunto. Emocione-se. Envolva-se. Fale “com o coração”, com brilho nos olhos. Para começar a Perder o Medo de Falar em Público e se emocionar com suas ideias, comece treinamento em casa, com amigos e com aquelas pessoas próximas a você.
(8) Respiração: quando o famoso branco ocorrer, relaxe, fique tranquilo, olhe para a plateia e aproveite para respirar sentindo o ar entrando nos pulmões, momento em que o cérebro será refrigerado e ficará mais ativo. Assim, as ideias fluirão novamente. A respiração é uma aliada para Perder o Medo de Falar em Público. Use e abuse dela antes, no momento em que fala e após a apresentação.
(9) Seja simples, direto e objetivo: evite utilizar palavras desconhecidas pelo seu público. Se está discursando ou falando com alguém leigo em determinado assunto, seja humilde e use palavras de fácil entendimento. Seu público precisa entender o recado. Nada adianta falar com um Juridiquês rebuscado para seu cliente que é de outra área ou, muitas vezes, tem uma baixa formação intelectual. Então, simplifica! Você será mais reconhecido.
(10) Parafrasear: parafrasear é repetir o que o outro disse com outras palavras. Para isso, você tem que de fato escutar o interlocutor. Para parafrasear, não adianta ouvir, tem que escutar. Ouvir é a captação de qualquer som. Escutar é entender atenciosamente aquilo que está sendo dito. A pessoa processa a informação e a compreende. Você pode dizer: verifique se eu entendi o que você disse. E parafraseie o seu interlocutor (repita com suas palavras aquilo que a pessoa disse). Você, inconscientemente, disse a ele: estou respeitando o seu tempo e o escutando. Isso é sinal de respeito e acolhimento, além de ser uma ótima técnica para já começar a Perder o Medo de Falar em Público, pois começa a praticar o estado de presença e a conexão com as pessoas.
(11) Conheça seu Público: se vai falar para estudantes calouros, o ideal é baixar o nível técnico das palavras e/ou dizer algo técnico e explicar o significado do termo técnico. Antes do discurso, procure saber com a organização o nível intelectual e a área de atuação do público. Se for em uma empresa, busque conhecer sobre a rotina diária dos colaboradores e demais informações sobre formação intelectual e assuntos de interesse da empresa. Fale com eles como se tivesse falando com uma pessoa na sala de sua casa. Assim, você começa a Perder o Medo de Falar em Público de forma natural e espontânea.
(12) Aceitar os erros como aprendizados: zere o seu passado. Aprenda com os erros. Ressignifique a palavra erro da seguinte forma: erros são aprendizados e uma forma de evoluir. Se estiver falando algo e conjugar um verbo de forma equivocada ou falar algo errado, continue. Pode ser que ninguém tenha percebido. Se você notou que ficou deselegante, pode usar o humor e “brincar”, moderadamente, com esse seu aprendizado diante da plateia.
Ferramentas para melhoria contínua das apresentações
(13) Ferramentas de apoio: apresentações em retroprojetor, recursos audiovisuais e flip-chart são aliados para Perder o Medo de Falar em Público e dar a você mais segurança ao expor suas ideias. Para utilizá-las, chegue no local uns 30 minutos antes do início da apresentação para testar os recursos e se planejar. Caso chegue quase no horário, pode ser que algum equipamento pare de funcionar e o tempo já não seja mais hábil para utilizar um segundo recurso, o que pode ocasionar ansiedade, nervosismo e atrapalhar sua tranquilidade durante a apresentação. O ideal é se preparar para “o pior”. Elaborou uma apresentação? Salve-a no notebook, nas nuvens e num cartão de memória ou outro recurso similar. Caso um pare de funcionar, outro estará à sua disposição. É melhor prevenir a remediar.
(14) A voz: a respiração equilibrada é um dos pilares para se ter uma voz boa. Treine a flexibilização dos articuladores: soprar língua de sogra, encher bexigas e ler textos com uma caneta nos dentes são técnicas que ajudarão a melhorar a dicção e a voz. Ao expressar, coloque ênfase nas palavras de impacto e pausas em momentos adequados. Tudo deve ser conforme o contexto e enredo da apresentação.
Envolvendo e expondo – melhoria continua
(15) Envolva com seu público: já foi em um discurso, apresentação ou palestra em que o orador falava, mas não se envolvia com o público, não se conectava com o público? Isso é horrível. Então, uma boa estratégia é falar como se estivesse comunicando na sala de sua casa para as pessoas próximas. Comece a Perder o Medo de Falar em Público na sua própria casa. Para envolver de forma mais rápida e assertiva, respeito as crenças e valores de seu interlocutor.
(16) Expor-se em público sempre que puder: em todas a oportunidades com as quais você se deparar, fale. Exponha-se. Transmita suas ideias. Mesmo com o frio na barriga, que é normal, fale como se estivesse falando com algum amigo ou colega de trabalho. Assim, você vai Perder o Medo de Falar em Público mais rapidamente.
O segredo
(17) Projete-se mentalmente: utilize o poder das visualizações. Imagine você falando para duas, três, quatro, dez, cem, mil pessoas... com assertividade, persuasão, segurança e convencimento. Já existe comprovação científica de que “tudo que a mente pode conceber, ela pode realizar”. Tudo, primeiro, acontece na mente para depois acontecer no mundo físico. Então, uma vez ao dia, feche os olhos, respire três vezes profundamente, de forma a acalmar a sua mente, e, mentalmente, visualize você falando de forma tranquila e segura aonde e para quem você deseja se comunicar. Sinta como se tudo estivesse acontecendo nesse exato momento. Com a prática diária dessa técnica, você vai Perder o Medo de Falar em Público mais rapidamente.
Clique aqui para acessar mais conteúdos como este.
Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer