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A importância de Autoavaliar sua Comunicação

30/03

A importância de Autoavaliar sua Comunicação. Neste artigo, apresentamos técnicas e dicas práticas para que você avalie suas habilidades e competências e consiga melhorar sua performance como comunicador. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

O ato de se autoavaliar é um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer ser humano. Quando conhecemos a nós mesmos, abrimos espaço para conseguirmos evoluir.

“Conheça-te a ti mesmo”

A comunicação é uma das habilidades mais determinantes para o sucesso profissional e para a construção de bons relacionamentos. Uma vez que você, a partir da autoavaliação da sua comunicação, descobre seus pontos positivos e negativos (pontos a melhorar), fica muito mais fácil saber como agir e, por consequência, potencializar seus resultados.

Ter a competência da autoavaliação é um fator importantíssimo. Porém, muito difícil. Pensando nisso, apresentamos algumas formas para que você inicie sua caminhada na estrada do autoconhecimento.
  

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”

Faça perguntas a si mesmo

Imagine como seria se o Google lhe oferecesse perguntas no lugar de respostas?

 

Saber fazer perguntas certas é o meio mais eficaz para avançar na missão de se autoavaliar. As perguntas têm o poder de mudar toda a sua trajetória.

No filme "Doze homens e uma sentença", 12 (doze) homens compõem um júri popular que precisa decidir o destino de um garoto de 18 anos acusado de matar o próprio pai. Dos 12 (doze), 11 (onze) têm certeza absoluta de que o menino é culpado e querem logo condená-lo à morte. Porém, desses 12 (doze), um deles ainda possui dúvidas e faz perguntas aos outros, o que os leva a analisar melhor o caso. No final, todo o destino de uma história que poderia acabar com a morte de um jovem inocente é alterado e ele é inocentado.

Bom, ficção ou não, é inquestionável o poder que as perguntas têm sobre a nossa vida.

Separamos 07 (sete) perguntas para ajudar você na autoavaliação da sua comunicação.

Neste momento, é preciso bastante sinceridade e humildade para que as respostas possam verdadeiramente ajudar você. Vamos lá:

(1) Quais os pontos fortes da minha comunicação?

(2) Quais os pontos fracos (a melhorar) da minha comunicação?

(3) Por que considero estes meus pontos fracos (a melhorar)?

(4) Como posso trabalhar meus pontos fracos para melhorar o desempenho da minha comunicação?

(5) Quais as oportunidades eu teria se melhorasse os pontos fracos da minha comunicação?

(6) Onde desejo estar daqui a 5 anos?

(7) Como a comunicação pode me ajudar a chegar lá?

Estas são apenas algumas perguntas. Responde-lás proporcionará a você entender seu estado atual e conseguir visualizar seu estado desejado.

Grave-se

Outra forma de você avaliar sua comunicação é gravando um vídeo de si mesmo.

Com esse exercício, você poderá perceber quais são suas boas e más práticas e como é que você pode desenvolver cada uma delas.


Ao assistir sua gravação, é importante que você observe alguns aspectos na sua comunicação como:

Tom de voz:

A voz reflete o que comunicamos. A voz é capaz de transmitir às pessoas emoções e sentimentos. Observe altura da sua voz e o ritmo da sua respiração. É importante ter em mente que, em alguns casos, você é quem definirá o tom de voz ideal. Em uma palestra você talvez terá que falar mais alto. Mas, em em uma reunião de negócios, você terá que falar mais baixo. Portanto, analise o cenário e se adeque a ao mesmo.

Não verbal:

O nosso corpo comunica. É importante que todos estejamos conscientes desta afirmativa. Observe se sua postura, seus gestos e suas expressões faciais (não verbal) estão de acordo com aquilo que você comunica.

Vícios de linguagem:

Procure observar na sua fala vícios de linguagem como “é?”, “tá?”, “ok?”, “aí”, “então”, “né”, entre outros. Quando a sua fala é cheia dessas expressões, seu público passa a prestar atenção nos seus vícios de linguagem a focar no conteúdo apresentado.

Aprenda de uma vez por todas a Falar em Público. 


Modele Pessoas de Sucesso


Imagine uma pessoa que você verdadeiramente considera que obteve sucesso. Agora imagine se você seguisse as mesmas estratégias que ela seguiu. Será que poderia alcançar os mesmos resultados que esta pessoa? A Modelagem é a resposta para esta pergunta.

Advinda da PNL (Programação Neurolinguística), a Modelagem é uma técnica que tem como objetivo observar e transformar os comportamentos determinantes do sucesso de um indivíduo em estratégias para serem utilizadas e gerar resultados similares.

Para a aplicação e utilização deste método de PNL, são necessárias 3 (trê) ações:

(1) Definir o modelo

O primeiro passo que você deve tomar é o de identificar um modelo de excelência para a modelagem. Escolha uma pessoa que você percebe que faz algo com alto grau de excelência e que você desejaria ter resultados parecidos.

É importante verificar se a escolha do seu modelo está diretamente ligada a suas metas. É preciso que você antes de mais nada tenha muito bem definido aonde você quer chegar, quais são as mudanças que você deseja viver. Um dica é utilizar a metodologia SMART para definição de metas.

(2) Identificar a estratégia

Quase tudo aquilo que fazemos em nossas vidas hoje é resultados de estratégias que foram implementadas, testadas e deram certo. Você é hoje o que “plantou a 2 (dois) ou 3 (três) anos atrás”. E será no futuro o que “plantar hoje”. Ou seja, suas escolhas do passado, de uma forma ou de outra, contribuíram para você ser quem você é hoje. Isso significa que o seu futuro será determinado pelas suas escolhas de hoje.

Se você se matricular em uma autoescola hoje para aprender a dirigir um caminhão e se por acaso decidir trocar de autoescola por qualquer motivo, descobrirá que a estratégia de ensino e a metodologia são a mesma, pois é a que funciona. Mas a forma como você encara os ensinamentos e coloca em prática o que foi ensinado é que faz a diferença.

Então, faça um análise meticulosa de todos os aspectos do comportamento do “Modelo a ser seguido”. Identifique o que faz ou não diferença. Levante o maior número de informações possíveis. Elabore uma rotina a ser seguida. E coloque em ação tudo que pegou como “Modelo”.

(3) Adaptar à sua realidade

Sempre surgirão mudanças e adaptações a serem feitas para o alinhamento da estratégia observada com a sua realidade.

O seu modelo pode ter vivido em uma época diferente da sua. Neste caso, será necessário considerar as condições sociais, econômicas, etc., da época atual e se adaptar.

Se as coisas não estiverem saindo como o planejado, troque de estratégia e tente outra vez. E faça isso quantas vezes for necessário até que encontre a melhor estratégia. Vai errar? Com certeza! Faz parte de todo processo.

“Encare o erro como um processo de aprendizagem e foque na melhoria contínua”

Seu “Modelo” é um ser humano como você e com certeza falhou muitas vezes até chegar onde desejava. A chave para o sucesso em qualquer área é trabalhar. É fazer. É ação. É a perseverança e a busca pela melhoria contínua.

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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer. 

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