Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: A importância do Mapa Estratégico para o Crescimento da Sua Empresa

A importância do Mapa Estratégico para o Crescimento da Sua Empresa

22/06

A importância do Mapa Estratégico para o Crescimento da sua Empresa. Neste artigo, apresentamos os principais pontos pelos quais o Mapa Estratégico pode potencializar o Crescimento de sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

É de extrema importância a criação de um mapa estratégico para sua empresa.

Onde não existem metas não existe gestão.

Se a sua empresa tiver um mapa estratégico e este mapa for compartilhado com todos os colaboradores, com todo o time, com certeza, seu time será mais engajado.  

Para o início de um planejamento estratégico, referente a qualquer tipo de empresa, faz-se necessário primeiro construir os alicerces desta empresa.  

Assim como não se começa uma casa pelo telhado, também é inviável construir um planejamento estratégico sem antes definir os valores, a missão, a visão e o propósito da empresa.

Vamos esclarecer de forma objetiva essas questões apresentadas.


Missão, Visão, Propósito e Valores do seu Negócio


Missão: missão diz respeito ao porquê da existência de determinada empresa. Está relacionado ao porquê a empresa foi gerada. Qual é o papel da empresa na sociedade. O que ela faz e gera todos os dias...

Visão: a visão está relacionada ao que a empresa almeja a longo prazo. Quais são suas aspirações e onde ela deseja chegar.

Valores:os valores formam a base fundamental de qualquer negócio. Eles direcionam o comportamento de todos os envolvidos dentro da empresa. Está relacionado ao que a empresa acredita e usa como base ideológica.

Propósito: ao falar de propósito, estamos falando em que a empresa está realmente ligada e o qual o significado de todo trabalho realizado dia a dia. O propósito é com certeza o motor que impulsiona toda a empresa mediante desafios e situações desafiadoras. É o que dá segurança e direção para decisões e estimula as tarefas a serem executadas. É a resposta para as perguntas: “Por que vale a pena continuar? O que eu busco alcançar todos os dias ao cumprir minha missão?” É algo verdadeiramente que nos move, que está ligado à razão de existir da Companhia.

Perspectivas do Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico traz estratégias à empresa por meio de quatro perspectivas. Sendo elas: Financeiro (sustentabilidade), Mercado/Clientes, Processos Internos e Aprendizado, Crescimento Infraestrutura e Tecnologia.

Vamos a uma melhor compreensão de cada perspectiva e de como cada uma delas deve e pode contribuir para a sustentabilidade e perenidade da Companhia:

(1) Financeiro:

Dentro da perspectiva financeira, estão contemplados as metas e os objetivos estratégicos

Uma estratégia assertiva para a gestão financeira de uma empresa é usar um planejamento orçamentário que contenha todas as entradas e saídas (um verdadeiro plano de contas) de forma a possibilitar uma melhor gestão dos riscos e garantir o retorno sobre os investimentos.

Na prática: imagine uma empresa que tenha quatro objetivos estratégicos. Dentro desses objetivos estratégicos é possível desdobrar planos de ações e metas a fim de chegar no resultado desejado. Uma dica é utilizar a metodologia 5W2H e seus Desdobramentos.  

(2) Mercado/Cliente:

É a perspectiva ligada ao relacionamento com os clientes e o crescimento de mercado. É verdadeiramente o marketing em ação. A utilização de indicadores de satisfação pode auxiliar a empresa na melhoria contínua quando se trata de gerar e entregar valor aos seus clientes.

É importante que na construção de indicadores como por exemplo uma pesquisa de satisfação uma elaboração bem trabalhada de perguntas relevantes e que sejam realizadas análises destas respostas de forma a adotar as melhorias necessárias.

Por exemplo, ao construir indicadores de satisfação de clientes, elabore perguntas relevantes e assertivas para análises concretas e, consequentemente, adotar as melhorias necessárias. 

Na prática: imagine que uma empresa também tenha quatro objetivos relacionados aos clientes e/ou ao mercado:

1 - Gestão Comercial

2 - Gestão de marketing

3 - Relacionamento com os clientes

4 - Criação de novos produtos

Dentro de cada objetivo, você também tem ações específicas, ou seja, dentro de um objetivo você pode ter quatro metas especificamente desenhadas com o nome das pessoas responsáveis pela tarefa.

É importante especificar, dentre vários, alguns pontos importantes relacionada à cada ação:

1 - Até quando;

2 - Onde será realizada a ação;

3 - Quem vai realizar (muito importante a definição de responsabilidades);

4 - Prazo de entrega e/ou de concretização da ação.

(3) Processos Internos:

É a perspectiva relacionada ao desenho de toda a operação. É a definição de todas as etapas e responsabilidades de cada ator dentro do cenário. Um ponto importante aqui é adotar uma comunicação a fim de evitar retrabalhos, stress e desgastes. Assim, atingir objetivo definido é uma questão de tempo.

Na prática: o desempenho de qualquer empresa está relacionado ao processo interno que ela adota. A criação de um pós-venda se caracteriza como um processo interno. 

 Lembre-se: “Empresas fortes têm processos fortes.”

(4) Aprendizado, Crescimento, Infraestrutura e Tecnologia:

Dentro do aprendizado e crescimento, nós temos a tecnologia e a infraestrutura, ou seja, são pessoas crescendo e aprendendo utilizando a tecnologia e os recursos atuais disponíveis dentro da organização.

Na prática: identificar, a partir dos desafios da execução dos processos, quais as melhorias necessárias, tanto nos processos quanto nas habilidades e competências das pessoas diretamente ligadas a operação do negócio.

Modelo Cíclico e Contínuo

Quando se constrói um mapa estratégico, é possível entender que as 4 perspectivas fazem parte de um ciclo que se retroalimenta. Isto é, o processo é cíclico e contínuo.

Exemplo: se você tem colaboradores aprendendo, crescendo, entendendo do seu negócio, entendendo do seu mercado e trabalhando de forma compartilhada, esses colaboradores, com certeza, conseguirão se situar dentro dos processos internos existentes na empresa. Consequentemente, a empresa atender-se-á melhor os seus clientes, adaptando-se de forma mais eficaz a suas preferências e necessidades. Isso permitirá conseguir lidar melhor com o mercado e com as suas constantes mudanças. Logo, o financeiro tem uma melhoria significativa nos resultados, o que possibilita mais investimentos em pessoas (aprendizado e crescimento. Como se verifica, o processo é cíclico e contínuo.

“Empresas são feitas por pessoas. Então, transformando pessoas, transformar-se-á a empresa em uma máquina poderosa de geração de resultados.”

Conforme observamos, o Aprendizado e Crescimento se torna então o pilar que vem em primeiro lugar. Se você deixar de lado as pessoas, o seu resultado financeiro pode ficar a desejar. O seu resultado financeiro vem por meio das pessoas.

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: 07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar. Neste artigo, apresento 07 práticas básicas que farão você aumentar a sua capacidade de delegar tarefas. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças. Neste artigo, explico a diferença entre lucro e faturamento e de que maneira eles podem ser aplicados na sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa. Neste artigo, explicamos sobre o que é, quais as causas e como o microgerenciamento pode prejudicar a gestão da sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo