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A importância do Mapa Estratégico para o Crescimento da Sua Empresa

22/06

A importância do Mapa Estratégico para o Crescimento da sua Empresa. Neste artigo, apresentamos os principais pontos pelos quais o Mapa Estratégico pode potencializar o Crescimento de sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

É de extrema importância a criação de um mapa estratégico para sua empresa.

Onde não existem metas não existe gestão.

Se a sua empresa tiver um mapa estratégico e este mapa for compartilhado com todos os colaboradores, com todo o time, com certeza, seu time será mais engajado.  

Para o início de um planejamento estratégico, referente a qualquer tipo de empresa, faz-se necessário primeiro construir os alicerces desta empresa.  

Assim como não se começa uma casa pelo telhado, também é inviável construir um planejamento estratégico sem antes definir os valores, a missão, a visão e o propósito da empresa.

Vamos esclarecer de forma objetiva essas questões apresentadas.


Missão, Visão, Propósito e Valores do seu Negócio


Missão: missão diz respeito ao porquê da existência de determinada empresa. Está relacionado ao porquê a empresa foi gerada. Qual é o papel da empresa na sociedade. O que ela faz e gera todos os dias...

Visão: a visão está relacionada ao que a empresa almeja a longo prazo. Quais são suas aspirações e onde ela deseja chegar.

Valores:os valores formam a base fundamental de qualquer negócio. Eles direcionam o comportamento de todos os envolvidos dentro da empresa. Está relacionado ao que a empresa acredita e usa como base ideológica.

Propósito: ao falar de propósito, estamos falando em que a empresa está realmente ligada e o qual o significado de todo trabalho realizado dia a dia. O propósito é com certeza o motor que impulsiona toda a empresa mediante desafios e situações desafiadoras. É o que dá segurança e direção para decisões e estimula as tarefas a serem executadas. É a resposta para as perguntas: “Por que vale a pena continuar? O que eu busco alcançar todos os dias ao cumprir minha missão?” É algo verdadeiramente que nos move, que está ligado à razão de existir da Companhia.

Perspectivas do Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico traz estratégias à empresa por meio de quatro perspectivas. Sendo elas: Financeiro (sustentabilidade), Mercado/Clientes, Processos Internos e Aprendizado, Crescimento Infraestrutura e Tecnologia.

Vamos a uma melhor compreensão de cada perspectiva e de como cada uma delas deve e pode contribuir para a sustentabilidade e perenidade da Companhia:

(1) Financeiro:

Dentro da perspectiva financeira, estão contemplados as metas e os objetivos estratégicos

Uma estratégia assertiva para a gestão financeira de uma empresa é usar um planejamento orçamentário que contenha todas as entradas e saídas (um verdadeiro plano de contas) de forma a possibilitar uma melhor gestão dos riscos e garantir o retorno sobre os investimentos.

Na prática: imagine uma empresa que tenha quatro objetivos estratégicos. Dentro desses objetivos estratégicos é possível desdobrar planos de ações e metas a fim de chegar no resultado desejado. Uma dica é utilizar a metodologia 5W2H e seus Desdobramentos.  

(2) Mercado/Cliente:

É a perspectiva ligada ao relacionamento com os clientes e o crescimento de mercado. É verdadeiramente o marketing em ação. A utilização de indicadores de satisfação pode auxiliar a empresa na melhoria contínua quando se trata de gerar e entregar valor aos seus clientes.

É importante que na construção de indicadores como por exemplo uma pesquisa de satisfação uma elaboração bem trabalhada de perguntas relevantes e que sejam realizadas análises destas respostas de forma a adotar as melhorias necessárias.

Por exemplo, ao construir indicadores de satisfação de clientes, elabore perguntas relevantes e assertivas para análises concretas e, consequentemente, adotar as melhorias necessárias. 

Na prática: imagine que uma empresa também tenha quatro objetivos relacionados aos clientes e/ou ao mercado:

1 - Gestão Comercial

2 - Gestão de marketing

3 - Relacionamento com os clientes

4 - Criação de novos produtos

Dentro de cada objetivo, você também tem ações específicas, ou seja, dentro de um objetivo você pode ter quatro metas especificamente desenhadas com o nome das pessoas responsáveis pela tarefa.

É importante especificar, dentre vários, alguns pontos importantes relacionada à cada ação:

1 - Até quando;

2 - Onde será realizada a ação;

3 - Quem vai realizar (muito importante a definição de responsabilidades);

4 - Prazo de entrega e/ou de concretização da ação.

(3) Processos Internos:

É a perspectiva relacionada ao desenho de toda a operação. É a definição de todas as etapas e responsabilidades de cada ator dentro do cenário. Um ponto importante aqui é adotar uma comunicação a fim de evitar retrabalhos, stress e desgastes. Assim, atingir objetivo definido é uma questão de tempo.

Na prática: o desempenho de qualquer empresa está relacionado ao processo interno que ela adota. A criação de um pós-venda se caracteriza como um processo interno. 

 Lembre-se: “Empresas fortes têm processos fortes.”

(4) Aprendizado, Crescimento, Infraestrutura e Tecnologia:

Dentro do aprendizado e crescimento, nós temos a tecnologia e a infraestrutura, ou seja, são pessoas crescendo e aprendendo utilizando a tecnologia e os recursos atuais disponíveis dentro da organização.

Na prática: identificar, a partir dos desafios da execução dos processos, quais as melhorias necessárias, tanto nos processos quanto nas habilidades e competências das pessoas diretamente ligadas a operação do negócio.

Modelo Cíclico e Contínuo

Quando se constrói um mapa estratégico, é possível entender que as 4 perspectivas fazem parte de um ciclo que se retroalimenta. Isto é, o processo é cíclico e contínuo.

Exemplo: se você tem colaboradores aprendendo, crescendo, entendendo do seu negócio, entendendo do seu mercado e trabalhando de forma compartilhada, esses colaboradores, com certeza, conseguirão se situar dentro dos processos internos existentes na empresa. Consequentemente, a empresa atender-se-á melhor os seus clientes, adaptando-se de forma mais eficaz a suas preferências e necessidades. Isso permitirá conseguir lidar melhor com o mercado e com as suas constantes mudanças. Logo, o financeiro tem uma melhoria significativa nos resultados, o que possibilita mais investimentos em pessoas (aprendizado e crescimento. Como se verifica, o processo é cíclico e contínuo.

“Empresas são feitas por pessoas. Então, transformando pessoas, transformar-se-á a empresa em uma máquina poderosa de geração de resultados.”

Conforme observamos, o Aprendizado e Crescimento se torna então o pilar que vem em primeiro lugar. Se você deixar de lado as pessoas, o seu resultado financeiro pode ficar a desejar. O seu resultado financeiro vem por meio das pessoas.

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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


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