Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Entenda O que é, Qual a Importância e Como Calcular o Capital de Giro da sua Empresa

Entenda O que é, Qual a Importância e Como Calcular o Capital de Giro da sua Empresa

24/08

Entenda O que é, Qual a Importância e como Calcular o Capital de Giro da sua Empresa. Neste artigo, apresentamos os conceitos, a importância e os princípios fundamentais para que você consiga calcular o capital de giro da sua empresa de forma assertiva. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Você sabe o que é o capital de giro e como ele influencia no crescimento de uma empresa?

Talvez você já tenha ouvido a falar sobre capital de giro, mas a única coisa que sabe é que sua empresa precisa dele.

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que é e qual a importância do capital de giro para sua empresa. Vamos lá?

O que é capital de giro?


Basicamente, quando falamos de capital de giro, referimos-nos aos recursos financeiros líquidos que a empresa tem disponível para arcar com todas as suas despesas, sejam elas de custos fixos ou variáveis.

O capital de giro funciona como um paraquedas reserva. Isso porque nos meses em que existe uma sazonalidade e a empresa não consegue alcançar o ponto de equilíbrio, será ele o responsável por assegurar o pagamento de todas as obrigações da empresa como colaboradores, impostos, etc., durante um período específico.

É bastante comum dizer que o capital de giro é a diferença entre os ativo circulantes e os passivos.

Se, por exemplo, uma empresa possua ativos circulantes sobrando, esses valores podem ser utilizados para fazer a manutenção das operações do cotidiano da empresa.


Ativos e Passivos Circulantes


Talvez você tenha se perguntado, “mas que raios sãos esses ativos e passivos circulantes”? (risos). Fique calmo! Eu vou te explicar.

Todo negócio possui bens, direitos e obrigações. Os bens e direitos podem ser transformados em dinheiro e por isso fazem parte dos ativos desta empresa. Já as obrigações, por sua vez, por se tratar das dívidas, fazem parte dos passivos da empresa. Portanto, basicamente, o ativo é o que a empresa possui e passivo é o que ela tem a pagar.

Exemplos de Ativos e Passivos circulantes:

Ativos circulantes: valores em contas bancárias, aplicações financeiras, contas a receber, dentre outros.

Passivos circulantes: despesas e custos fixos, como por exemplo as contas a pagar, fornecedores, débitos com bancos, salários e encargos trabalhistas, aluguéis, dentre outros.

Se o empresário deseja manter a saúde financeira de sua empresa, ele precisa fazer com que essas duas vertentes estejam muito bem equilibradas.

Qual a importância do capital de giro?


Um fator fundamental que você precisa entender sobre a importância do capital de giro é que as empresas que operam com um capital de giro relativamente baixo infelizmente navegam em uma mar sangrento de riscos financeiros e acabam entrando no vermelho.

É comum para todo tipo de negócios enfrentar eventualidades no mercado como períodos de recessão, despesas ocasionais. Sem o capital de giro necessário, essas empresas ficam despreparadas para passar por situações como essas.

Assim como é importante saber a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio e a lucratividade de um negócio, gerenciar o capital de giro é importantíssimo para a saúde financeira da empresa.


Como calcular o capital de giro


A fórmula para conseguir calcular o capital de giro de uma empresa é bem simples. Tudo que você precisa fazer é subtrair o passivo circulante do ativo circulante.

EX: Capital de Giro = Ativo Circulante - Passivo Circulante

A maioria das instituições financeira utiliza essas informações na hora de avaliar a possibilidade de empréstimo ou financiamento para uma empresa.

Como tudo na vida começa com um bom planejamento, para ter um ótimo capital de giro, comece com um planejamento detalhado dos gastos a curto, médio e longo prazo, bem como todas as possíveis entradas de recursos.

Para te ajudar nesse controle financeiro, listamos abaixo 3 (três) dicas para que você obtenha um capital de giro equilibrado.

1. Identifique e corte gastos

Descobrir quais são e reduzir custos desnecessários na empresa é um fator decisivo para se obter um capital de giro equilibrado. Estar atento ao fluxo de caixa é uma ação que pode facilitar durante esta fase.


2. Negocie com seus Fornecedores

Busque por fornecedores que lhe ofereçam condições que sejam confortáveis para o seu negócio, com maiores prazos de pagamentos e descontos à vista, se for o caso. Mas lembre-se de sempre verificar se o orçamento não afeta o planejamento feito para o seu capital de giro.

3. Tenha Disciplina

A disciplina é o fator determinante para qualquer empreendimento na vida. Monitore continuamente o seu capital de giro evitando usá-lo sem as suas devidas análises. Acreditar que será possível repor o dinheiro posteriormente já foi a ruína de muitos empreendedores.

Considerações

O capital de giro é uma das peças fundamentais para construir uma gestão financeira saudável para sua empresa. A partir dele muito pode ser feito.

Te incentivo a continuar em nosso blog e procurar por outros assuntos que se complementam como por exemplo entender o que é e como fazer um fluxo de caixa.

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos. Neste artigo, apresentamos 5 aplicativos de produtividade que podem potencializar os resultados da sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa. Neste artigo, apresentamos as principais diferenças entre a liderança e a gestão e explicamos como a união destas duas vertentes pode alavancar os resultados do seu negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. Neste artigo, apresentamos 07 Passos Simples para que você consiga fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo