Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: O Segredo para Criar Novos Hábitos de Forma Eficaz

O Segredo para Criar Novos Hábitos de Forma Eficaz

15/02

O Segredo para Criar Novos Hábitos de Forma Eficaz. Neste artigo, explico o que são hábitos e como você pode criá-los de forma eficaz em apenas 5 passos. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! 

Conteúdo:

Você sabia que, segundo uma estimativa publicada pelo The Wall Street Journal, em média, as pessoas tomam 35 mil decisões por dia? Em outras palavras, durante um dia inteiro, você está tomando milhares de decisões sem nem mesmo perceber.

Agora, talvez, você esteja se perguntando: “por que não será que eu não tenho consciência dessas decisões?” E a resposta é simplesmente pelo fato de que essas decisões já se transformaram em hábitos.

Neste artigo, eu explico o que são os hábitos e como você pode criá-los em apenas 05 passos. Vamos lá?!

O que são Hábitos


Antes de explicar como você pode criar novos hábitos para a sua vida, preciso ter certeza de que você entende o que é um hábito em si.

Basicamente, o hábito é uma rotina de comportamento que se repete regularmente e, de tanto se repetir, passa a ocorrer de forma subconsciente, ou seja, sem que você tenha uma percepção real do que está acontecendo, é feito de maneira automática.

Por exemplo, sem que você perceba, todas as vezes que vai colocar um calçado, você sempre calça um dos pés primeiro, pode ser o esquerdo ou o direito.

Qual a Importância dos Hábitos?


Como vimos acima, os hábitos se tratam de comportamentos, ou seja, todo resultado vem mediante os hábitos que você tem.

Logo, se você entende como os hábitos funcionam e como criar novos hábitos, consequentemente, você muda todos os seus resultados. Dominar seus comportamentos implica em ter mais controle da sua mente, e assim planejar melhor estratégias para alcançar seus objetivos.

“Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.”

Além dos resultados pessoais, muitas técnicas de mudança de hábitos já foram utilizadas para resolver problemas de governança, militares e políticos. É por isso que entender como os hábitos funcionam é tão importante e decisivo para determinar o sucesso ou fracasso de alguém, ou de uma organização.

Como os Hábitos Funcionam?


O cérebro humano está sempre em busca de economizar energia. E uma das formas que ele utiliza para fazer isso é por meio da criação de “atalhos mentais”, em outras palavras, hábitos. Esses “atalhos mentais” funcionam de forma a nos colocar no piloto automático.

Mas as coisas não funcionam de qualquer maneira. Na verdade, o nosso cérebro possui um sistema para controlar quando devemos ou não entrar no piloto automático. Esse sistema é chamado de loop do hábito. Basicamente, ele possui três etapas, sendo elas:

Deixa (gatilho): a deixa ou gatilho é o que gera o estímulo necessário para que o cérebro entre no piloto automático e informa qual hábito deverá usar.

Rotina: a rotina se trata de alguma ação, pensamento ou emoção que você tem após o gatilho ser ativado.

Recompensa: a recompensa é nada menos, nada mais do que o resultado que aquela rotina vai gerar. É por meio da recompensa que o cérebro consegue avaliar se vale a pena memorizar esse loop específico.

À medida que esse loop se repete, ele vai se tornando cada vez mais automático. A deixa e a recompensa vão se entrelaçando até que surge um senso de antecipação e desejo, e, por fim, um hábito é formado.

Caso queira entender melhor como funciona o loop do hábito, indicamos que faça a leitura do livro O Poder do Hábito do autor Charles Duhigg.

Como Criar Novos Hábitos em 5 passos


Agora que algumas questões básicas sobre o funcionamento dos hábitos foram explicadas, é hora da prática.

Confira a seguir 5 passos simples para criar novos hábitos:

1 - Comece um hábito por vez:

A maior dificuldade encontrada na hora de criar um hábito se dá pelo simples fato da pessoa querer criar vários hábitos de uma só vez. Eu até entendo a tentação que é querer criar vários hábitos depois que se entende que eles impactam diretamente em seus resultados, mas é preciso ter paciência, já que um hábito não é criado do dia para a noite. Por isso, ao invés de sobrecarregar seu cérebro com muitas informações, procure começar com apenas um hábito, focando, por vez, em apenas uma área da sua vida.

2 - Considere a relevância:

Por mais que você agora entenda a importância que os hábitos possuem em relação aos seus resultados, isso não significa que a sua criação será uma tarefa fácil. É por isso ser extremamente importante que o novo hábito seja de fato relevante para você.

Responda para si mesmo: qual o motivo que te levou a querer ter esse hábito? O quanto ele é relevante para você? Quais são as recompensas que esse hábito trará para a sua vida? Do que será necessário abrir mão para manter esse hábito?

Quando você tem clareza e consciência dessas perguntas, ao se manter firme no hábito, tornar-se-á bem menos árduo.

3 - Defina uma deixa (gatilho):

Como já vimos, é o gatilho que faz com que o nosso cérebro inicie a execução de um hábito, por isso você precisa definir uma deixa para o novo hábito que deseja ter. Por exemplo: se você quer sair para correr todas as manhãs, deixe as roupas e o tênis de corrida ao lado ou em frente a sua cama.

4 - Se afaste das tentações:

Você já sabe que criar um novo hábito não é uma tarefa fácil e que demanda tempo. Agora, se você não remover todas as tentações que podem lhe atrapalhar, dificilmente você conseguirá chegar no seu objetivo.

Se você quer começar a comer de forma mais saudável, ter chocolates na sua geladeira não vai te ajudar em nada. É por isso que você precisa identificar quais são as tentações que podem desviar você do percurso e removê-las.

5 - Mantenha a disciplina e persista:

Segundo um estudo realizado pela University College de Londres, foi percebido que criar um hábito pode levar em média até 66 dias, ou seja, dependendo da dificuldade de um hábito para você, ele pode ser criado em menos tempo ou em mais tempo.

Por isso, é necessário que você não desista no primeiro sinal de dificuldade, mas sim persista e continue dia após dia se dedicando na criação do novo hábito. Se você deseja ter êxito deverá perseverar com disciplina.

Sempre que pensar em desistir, e é comum que esse sentimento apareça, lembre-se do porquê você começou e pense como vai estar futuramente se desistir hoje.

Conclusão

Espero que esse artigo tenha o instigado a começar um novo hábito em sua vida ou recomeçar um que tenha deixado de lado. Independentemente de qual seja a sua situação, decida agir hoje mesmo e pratique a rotina até que se torne natural e você estará no caminho certo para formar um novo hábito e mudar seus resultados.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa. Neste artigo, apresento o guia básico para que você consiga fazer sua equipe aderir a cultura da empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco. Neste artigo, eu explico 5 formas simples de capacitar seus funcionários com pouco investimento. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto. Neste artigo, apresento algumas dicas que são fundamentais para exercer uma liderança assertiva no contexto do trabalho remoto. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo