Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Como os Dias de Domingo podem Aumentar sua Produtividade

Como os Dias de Domingo podem Aumentar sua Produtividade

02/03

Como os Dias de Domingo podem Aumentar sua Produtividade. Neste artigo, falamos sobre como os dias de domingo podem ajudar você a aumentar sua produtividade e alcançar seus resultados de forma mais eficaz. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!   

Conteúdo:

Dependendo da sua escolha, o domingo pode te levar a grandes resultados.

Geralmente, as pessoas descrevem o domingo como um dia de descanso, um dia para ficar assistindo televisão. Em resumo, um dia que não se tem nada para fazer.

Porém, se você utilizar as horas disponíveis no domingo para focar nas metas que são importantes para você (e aqui estamos consideramos que você já tem metas construídas por meio da metodologia SMART), com certeza, conseguirá alcançar os resultados desejados.


Um ano possui 52 semanas, ou seja, existem 52 domingos dentro de um ano. Se considerarmos que dentro das 24 horas de um dia você durma cerca de 8 horas, restariam 16h (dezesseis horas). Se multiplicarmos essas horas pelo número de domingos em um ano, teremos o resultado de 832h (oitocentas e trinta e duas horas).

Imagine o que poderia ser realizado por você ao focar esta quantidade de horas nas ações que realmente importam.

Pensando nisso, separamos 3 dicas para você colocar em prática no domingo e aumentar a sua produtividade. Vamos lá?

Clique aqui para assistir ao vídeo deste artigo.

(1) Separe tempo para planejar a semana

Utilizar as horas disponíveis no domingo para planejar as ações da semana seguinte é o princípio chave para que você aumente sua produtividade. Fique tranquilo! Pois o tempo de planejamento é você quem define. Normalmente, assim que se acostumar, tornar um hábito, você vai gastar entre 20 a 30 minutos.

A falta de um planejamento impossibilita você de construir o seu futuro, de construir e concretizar os resultados que você almeja.

Se você deseja verdadeiramente ser produtivo não basta apenas saber o que quer, é preciso saber como chegar lá.

“Ver um destino sem uma rota definida é apenas ver uma miragem”

Há diversas formas para se fazer um planejamento semanal. Com o intuito de facilitar esse percurso, destacamos os 3 (três) principais passos:

1.1 - Descarregue as tarefas no papel:

É preciso tirar todas as pendências que você tiver em sua mente e colocá-las no papel (a dica aqui é o papel por ser mais simples, porém você pode ficar à vontade para utilizar uma agenda online ou similares).

As pendências são coisas que você deveria ter feito ou precisa fazer. Como não tomou nenhuma ação, pode ser que elas fiquem o tempo todo “martelando a sua cabeça”.

Então, a primeira coisa que um planejamento semanal eficiente precisa ter é uma lista de atividades que você deverá realizar.

Na hora de preencher a lista de pendências, é importante pensar em quais coisas tiram a sua energia, seu foco e seu sono. Assim, você vai conseguir priorizar as ações mais importantes.

1.2 - Defina o grau de prioridade:

Planeje a semana separando as tarefas pelo grau de prioridade de cada atividade a ser executada. Observe as tarefas (atividades) mais importantes para que elas não se tornem urgentes.
Identifique quais são as tarefas que demandam mais esforço e comece pelas tarefas que são mais longas. Separe as tarefas que precisam e devem ser feitas por você daquelas que você pode terceirizar (delegar) a outras pessoas.

Cuidado com o hábito de centralização. Muitas pessoas, por perfeccionismo e por serem muito centralizadoras, deixam de produzir mais por pensar que ninguém é capaz de fazer igual. Assim, centraliza tudo, deixa de delegar e, na maioria dos casos, a pessoa fica estressada. Com o tempo, isso pode ocasionar impactos negativos na saúde. É um comportamento que necessita de muita atenção e autodesenvolvimento.

Cortar algumas tarefas e concentrar-se nas que realmente são importantes é estritamente necessário e isso deve ficar claro para a pessoa no momento do planejamento.

1.3 - Estime o tempo necessário:

Ter uma noção geral do tempo estimado de cada tarefa proporcionará uma visão mais realista do que realmente pode ou não ser feito.

Se você não tem ideia do número de horas necessárias para cada atividade, você pode acabar colocando ações demais dentro de um dia.

Estimar o tempo para cada atividade, possibilitará saber como organizar seu dia colocando um número adequado de atividades por período.

(2) Finalize as atividades que não conseguiu finalizar durante a semana que se passou

Bem estruturado ou não, ter um planejamento não garante que tudo ocorrerá como está no papel. Não temos o controle de tudo em nossas mãos e por isso imprevistos acontecerão.

Por esta causa, é importante entender que você também deverá estar preparado para essas situações.

Em momentos assim é necessário paciência e proatividade para resolver os problemas assim que eles aparecerem e trabalhar no sentido de prevenir que aconteçam.

“Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar”

Identifique o que aconteceu e te impediu de concluir a atividade. Pergunte-se: o que você poderia ter feito de diferente para ter conseguido?

Fazer perguntas a si mesmo é uma excelente estratégia para encontrar respostas, escolher o melhor caminho, além de trabalhar a melhoria contínua.

(3) Tenha momentos de lazer


A sugestão de utilizar as horas disponíveis no domingo, para focar na construção de um planejamento semanal, é uma maneira de começar a semana de forma positiva e com um horizonte promissor. De forma alguma, é uma ação de “trabalho excessivo”. Mas sim uma orientação a um estilo de vida que lhe proporcione equilíbrio entre todas as áreas da vida.

Pessoas de resultado e de sucesso sabem a real importância de planejar para conseguir mais e melhores resultados, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Você já ficou pensando no trabalho ao estar no lazer ou estar no lazer pensando no trabalho? Pois é! Se isso acontece ou já aconteceu, é por você deixar de lado o ato de planejar.

Portanto, antes de iniciar a semana, faça um bom planejamento. 20 a 30 minutos são suficientes. Assim, você terá mais foco, vai aproveitar momentos de lazer e desfrutar de interações sociais aos finais de semana sem culpa e sem ficar em um lugar pensando noutro. Vai, verdadeiramente, viver pleno e curtir cada momento. Vai ser mais feliz e realizado.

Assim como as flores de um jardim precisam ser regadas, nossa vida tem áreas que precisam de atenção e cuidados constantes. O segredo está no hábito de sempre regar. Lembre-se disso.



Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer. 

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos. Neste artigo, apresentamos 5 aplicativos de produtividade que podem potencializar os resultados da sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa. Neste artigo, apresentamos as principais diferenças entre a liderança e a gestão e explicamos como a união destas duas vertentes pode alavancar os resultados do seu negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. Neste artigo, apresentamos 07 Passos Simples para que você consiga fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo