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Procrastinação - Entenda o Porquê Você Não Consegue Parar

08/06

Procrastinação: Entenda o Porquê Você Não Consegue Parar. Neste artigo, explicamos alguns dos motivos pelos quais as pessoas procrastinam e apresentamos 4 (quatro) dicas práticas para que você consiga parar de procrastinar de uma vez por todas. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! 

Quantas são as atividades do dia a dia que vamos jogando para o próximo dia e quando retornamos a elas verificamos que a tarefa se tornou uma urgência!?

Situações assim são muito comum no cotidiano das pessoas. Parece que o ato de procrastinar é algo automático do ser humano. É algo que ele consegue fazer sem esforço algum.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas práticas para que você consiga desenvolver as habilidades necessárias para parar de procrastinar de uma vez por todas!

O que é procrastinação






Primeiramente, é importante conceituarmos a definição de procrastinação para que você realmente compreenda os impactos deste comportamento em sua vida.

Se você realizar uma pesquisa rápida na internet ou até mesmo pegar aquele dicionário velho guardado nas suas coisas, você encontrará que a definição de procrastinação é: deixar para depois, protelar, adiar.

O que notamos ao ler estes significados é que, ao que parece, o ato de procrastinar não é somente algo negativo. A procrastinação tem dois lados da mesma moeda e eu vou te explicar o porquê.

A procrastinação nem sempre será algo ruim. Por exemplo, se você precisa reunir todos os documentos necessários para declarar o imposto de renda da sua empresa e decide deixar para a próxima semana, pelo fato de ser uma semana com menos compromissos, a procrastinação será (foi) algo bom.

Agora, se ao chegar na próxima semana, você decidir adiar novamente para a outra semana, a procrastinação se torna algo ruim.

O mais interessante da procrastinação “ruim” é que a sua mente sempre buscará uma forma de justificar a procrastinação de tarefas importantes, substituindo-as por tarefas com menor importância.

É por isso que, por mais que você se sinta mal por não ter feito o que realmente era necessário, você usará a outra tarefa realizada como um prêmio de “consolação mental”.

Por que procrastinamos?






Existem 02 (dois) fatores que são determinantes para o ato de procrastinar: A impulsividade e o interesse.

A impulsividade é com certeza algo genético. Estamos, como seres humanos, acostumados a agir em momentos de urgência.

As decisões tomadas pelas pessoas são mais influenciadas pelas suas emoções do que pelas suas razões. Segundo alguns estudos, estima-se que 90% das decisões são tomadas a nível emocional e apenas 5% tomadas a nível racional.

Enquanto a impulsividade está ligada a genética humana, o interesse, por outro lado, está diretamente ligado ao quanto a tarefa que precisamos realizar é uma prioridade para nós.

Por exemplo, se uma pessoa é abordada por um vendedor de telefones celulares e ela responde que não tem dinheiro para comprar nada, será que essa afirmação é realmente verdadeira? Talvez sim, talvez não. Essa pessoa pode ter o dinheiro, porém um celular novo não é a sua prioridade naquele momento.

Por isso, o interesse na tarefa que precisa ser realizada é um fator tão importante quando o assunto é procrastinar ou não.

Como vencer a procrastinação de uma vez por todas






Conhecer e reconhecer o problema é apenas o primeiro passo a ser tomado na missão de parar de procrastinar. Arrisco-me a registrar que as informações apresentadas sobre procrastinação já eram do seu conhecimento.

As pessoas que procrastinam, em sua maioria, já sabem da existência desse comportamento em si próprias. Mesmo tendo este conhecimento, elas continuam a procrastinar e a sentir culpa por terem deixado novamente algo que é muito impotante de lado. 

Como sabemos que a procrastinação pode se tornar um hábito para algumas pessoas, a forma mais eficaz para vencê-la é conseguir criar novos hábitos.

Como criar novos hábitos

Criar novos hábitos é a chave para conseguir parar de procrastinar. Estudos dizem que, de todas as nossas decisões, apenas em 60% delas estamos realmente decidindo. Os outros 40% são hábitos, ou seja, quase metade das nossas decisões são feitas de forma automática.

Por isso, frisamos aqui a importância de criar novos hábitos para conseguir parar de procrastinar de uma vez por todas.

Para te ajudar nessa missão de criar novos hábitos, separamos 4 (quatro) dicas que, se colocadas em prática, farão com que você consiga criar e manter hábitos que funcionam. Vamos lá?

1 - Primeiro Hábito - Comece aos poucos:

Uma das principais causas da procrastinação é o fato das tarefas parecerem muito desafiadoras. Por isso, você precisa simplificar ao máximo as tarefas e começar aos poucos.

Por exemplo, se você nunca correu, e deseja criar o hábito de correr 3 (três) vezes por semana, não comece correndo 1 (uma) hora em cada um desses dia. Isso fará com que você fique exausto e desanime rapidamente.

Na primeira semana você pode começar apenas fazendo uma caminhada leve. Isso fará com que o processo de adaptação do seu corpo ocorra de forma mais natural.

Lembre-se que o importante aqui é você começar e não quebrar o ciclo que está construindo.

2 - Segundo Hábito - Comece o dia com as tarefas mais importantes:

A maneira como o seu dia começa determina como será o resto de todo o seu dia.

Pode parecer redundante, mas as suas manhãs têm o poder de potencializar as mudanças de hábitos e de rotinas na sua vida.

Comece suas manhãs fazendo aquilo que realmente é importante para você e que talvez leve um tempo maior de execução.

Outra dica é você, na noite anterior, separar de 2 (duas) a 3 (três) tarefas que você queira dar prioridade e iniciar no dia seguinte.

Sugestão Especial:

Leia o livro O milagre da manhã. Neste livro, o autor Hal Elrod explica sobre os impactos de uma rotina matinal na vida pessoal e profissional das pessoas que a adotam.

3 - Terceiro Hábito - Crie um senso de urgência:

Como já falamos acima, o ser humano geneticamente costuma agir por impulso. Se isso é realmente um fato, podemos usá-lo a nosso favor.

Comece a criar um senso de urgência para as suas tarefas. Por exemplo, se você tem 10 (dez) dias para entregar um relatório na sua empresa, diga às pessoas envolvidas que entregará em 7 (sete) a 8 (oito) dias. Dessa forma, você usará positivamente a sua impulsividade para tarefas urgentes.

Obs.: Tenha cuidado ao definir o tempo de entrega. Lembre-se de observar sempre o grau de prioridade das ações necessárias para evitar retrabalhos e urgências, o que pode gerar stress e desgastes emocionais desnecessários. 

4 - Quarto Hábito - Inclua recompensas e consequências às tarefas:

Uma hora ou outra a sua força de vontade pode acabar. É por isso que incluir recompensas e consequências na concretização ou não de uma tarefa é uma forma de garantir sua execução.

No momento de definir as recompensas, pense em coisas que realmente incentivam você como um jantar, uma viagem ou até mesmo poder ir ao shopping para comprar um sapato novo.

Para as consequências, o raciocínio deve ser o mesmo. Pense em coisas que você de fato não gostaria de fazer como por exemplo ficar certo tempo sem comer algo que goste ou dar para alguém os livros que mais gosta.

O legal aqui é que as pessoas do seu convívio saibam dessas definições de recompensas e consequências. Isso fará com que você esteja verdadeiramente comprometido e o impedirá de sabotar a si mesmo.

Considerações

A partir de agora, você possui as ferramentas necessárias para conseguir vencer a procrastinação de uma vez por todas.

Coloque as ações em prática e sempre tenha em mente que, para construir um legado e uma vida de sucesso, leva tempo e dedicação.

“Uma longa viagem começa com um único passo.” Lao-Tsé 

Se permita a dar um passo de cada vez e será possível alcançar tudo o que você almeja. 

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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

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