Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: 06 Erros que Você deve Evitar ao Falar em Público

06 Erros que Você deve Evitar ao Falar em Público

05/04

06 Erros que Você deve Evitar ao Falar em Público. Neste artigo, apresento para você 06 erros que considero “mortais” para a oratória, e que, com certeza, você deve evitar. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Assim como nos relacionamentos, que você aprende não somente o que fazer, mas também que erros evitar para que eles (relacionamentos) permaneçam dando certo, para que a sua oratória seja assertiva, além de aprender as melhores técnicas, você precisa saber que erros deve evitar.

No artigo de hoje, separei para você 06 erros que considero “mortais” para a oratória, e que, com certeza, você deve evitar. Vamos lá?!

1 - Começar pedindo desculpas:


É comum acontecer alguns problemas antes da apresentação, seja pela falta de planejamento ou simplesmente pelo fato de surgir algum imprevisto, no entanto, é preciso manter a postura nesses momentos. Pedir desculpas durante o início de uma apresentação demonstra falta de segurança e pouca credibilidade, o que são duas coisas fundamentais para uma apresentação assertiva.


2 - Ter pouco domínio do assunto:


Antes de qualquer apresentação, é sempre importante fazer uma pesquisa sobre o assunto a ser apresentado a fim de ampliar seus conhecimentos sobre o que vai discursar e se preparar para responder possíveis dúvidas.

Infelizmente, apenas ler meia dúzia de páginas sobre determinado assunto e fazer algumas anotações não o deixará pronto para uma plateia. A verdade é que, se você agir dessa maneira, se sentirá totalmente despreparado.

Algo que eu sempre digo aos meus alunos é que, se eles precisarem falar durante 30 minutos, é importante que eles tenham conteúdo para falar por pelo menos 1 hora e meia. Pode parecer muita coisa, mas uma excelente apresentação é como um filme, dezenas de cenas são gravadas, porém, o que chega ao filme são apenas as melhores cenas.

3. Fugir do tema proposto:


A pior coisa para um orador é não cumprir com o que foi prometido. Fugir do tema, além de ser um desrespeito com as pessoas que vão te ouvir, também mostra que você não estava preparado o suficiente para falar sobre o tema.

Até mesmo no Enem, fugir do tema ao escrever a redação é considerado uma penalidade grave. Por isso, é fundamental entender cada um dos elementos que envolvem o assunto que você vai falar, a fim de utilizá-los de maneira adequada em sua apresentação.

4. Falar apenas sobre si mesmo:


Como é natural do ser humano gostar de ser ouvido, nós entendemos como muitas vezes é desafiador evitar falar de si mesmo em uma apresentação, porém, por mais que trazer experiências pessoais e contar a própria história ajude a dar plausibilidade para o conteúdo que será falado, é primordial estar atento para não exagerar.

Uma boa estratégia para evitar esse erro é utilizar o storytelling em suas apresentações. Dessa forma, você terá uma estrutura organizada para falar do seu assunto.

5. Falta de planejamento:


A falta de planejamento em uma apresentação é um dos maiores erros de uma oratória. É primordial se organizar com antecedência. Na verdade, o que diferencia uma apresentação mediana de uma de alto impacto é com certeza o planejamento antecipado.

A maneira mais simples que você pode utilizar para organizar uma apresentação é dividi-la em partes como, por exemplo, introdução, desenvolvimento e conclusão. Por mais que essa divisão seja básica, a verdade é que, se você não souber fazer bem o básico, não estará preparado para técnicas mais avançadas.

6. Não falar com postura correta:


Uma oratória exercida de forma assertiva não se prende apenas às palavras de um bom orador. Ela também está relacionada à sua postura. Por isso, é fundamental para um orador que ele saiba utilizar a sua comunicação não-verbal de forma elegante, segura e confiante.


Se você ainda tiver dúvidas sobre a comunicação não verbal e quiser se aprofundar, indico que você faça a leitura do livro O Corpo Fala de Pierre Weil.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa. Neste artigo, apresento o guia básico para que você consiga fazer sua equipe aderir a cultura da empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco. Neste artigo, eu explico 5 formas simples de capacitar seus funcionários com pouco investimento. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto. Neste artigo, apresento algumas dicas que são fundamentais para exercer uma liderança assertiva no contexto do trabalho remoto. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo