Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: O que é Educação Corporativa?

O que é Educação Corporativa?

28/01

O que é Educação Corporativa? Neste artigo, apresentamos uma breve explicação sobre o que é Educação Corporativa  e como ela funciona na Prática. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Como a Educação Corporativa Funciona na Prática? Essa é uma das perguntas que diversas empresas estão fazendo.

Educação Corporativa é um dos pilares da Liderança Educadora. É a maneira como as organizações fazem para educar seus colaboradores e seus parceiros. É um mapa no qual fornecedores, clientes e demais parceiros serão educados visando a estratégia da organização. Aqui, unem-se educação e estratégia por meio de sistema de competências. É uma básica definição, mas já é o suficiente para sabermos de sua importância dentro das organizações.

Clique aqui para assistir ao vídeo deste artigo.

07 grandes princípios devem ser respeitados para o sucesso da Educação Corporativa



1 – Competitividade:

Como a educação corporativa pode contribuir para a competitividade das organizações? Um princípio importantíssimo. A Educação Corporativa deve contribuir com a melhoria contínua de como as organizações fazem seus negócios. Melhorar e potencializar o relacionamento com seus clientes e todos os aspectos ligados ao dia a dia da organização.

2 – Perpetuidade:

Outro aspecto importante é a perpetuidade. A educação tem que ser perpétua e tem que ajudar a perpetuar os negócios da organização. Isso é um importante instrumento, é um braço operacional intelectual na vida das organizações.

3 – Conectividade:

Como você consegue conectar os conteúdos àqueles textos e vídeos? Não importa se é educação a distância ou presencial, tudo tem que estar conectado numa grande aldeia de informações para ajudar a organização a ser mais competitiva e trabalhar melhor nos seus negócios.

4 – Disponibilidade:

O conteúdo deve estar disponível a qualquer momento, vinte e quatro horas por dia durante sete dias na semana. Seja à distância ou seja numa sala presencial, o aluno precisa ter condições de acessar os conteúdos de forma rápida e instantânea. Ao analisar o passado, percebemos o grande avanço na maneira que os treinamentos eram feitos (salas de aula e de forma totalmente estática e presencial) e de como é feito agora (a distância, de qualquer lugar do mundo que possua acesso a internet).  

5 – Cidadania:

A Educação Corporativa deve melhorar a vida da sociedade. Tem que ter um aspecto ligado ao cidadão, seja no contexto corporativo, seja no contexto comunidade/sociedade. Então, pensar e analisar como os conteúdos estão interligados com a comunidade na qual a organização está inserida é um fator importantíssimo. Esse princípio é um aspecto forte que diferencia educação corporativa de treinamento.

6 – Sustentabilidade:

O sistema de educação corporativa tem que ser autossustentável. Tem que se manter durante a vida da organização. A educação corporativa vai proporcionar à Organização uma sustentabilidade mais sólida e duradoura a médio e longo prazo. O que desenvolve as empresas são as pessoas. Então, desenvolvendo as pessoas, de forma cíclica e contínua, a Organização sempre estará crescendo, pois seus integrantes estarão evoluindo e a empresa vai junto.

7 – Parceria:

As plataformas estão ficando cada vez mais complexas e novos conteúdos estão surgindo a todo instante. Tudo exige interconectividade, seja presencial, seja num ambiente virtual. Então, trabalhar com parceiros para integração de conteúdo é fundamental num processo de educação corporativa.

O Papel do Líder na Educação Corporativa


É importante destacar o papel do líder na Educação Corporativa. A liderança deve estar completamente inserida na questão da educação corporativa. Pois ela vai alavancar os resultados da Organização e fazer com que todos desempenhem melhor as suas funções dentro dos processos já definidos.

Então, quem vai patrocinar os projetos de educação corporativa? Quem vai defender os conteúdos organizacionais dentro da organização certamente será o líder. Você, como líder, pense nesse papel, entenda os conteúdos e como eles vão ajudar no dia a dia da organização. Prepare-se para trabalhar junto a esses conteúdos. Esteja certo de que você será o grande defensor dos conteúdos. Mais do que isso, você também será multiplicador. Será responsável pela transmissão dos conteúdos, seja presencial ou seja direcionando o caminho para a pessoa trilhar de forma a ter um impacto positivo na carreira do liderado.

2 (dois) grandes aspectos fundamentais a serem lembrados na Educação Corporativa: Competência e Valores


1. Competências: capacidades que serão desenvolvidas em toda liderança e em toda equipe contribuirão para entregar resultados superiores no meio de contextos específicos.

2. Valores: é como se fosse o sangue, o DNA de todo processo. Nos valores, estão as crenças. Aquilo que você acredita. Aquilo que é mais importante para sua organização. Então, na hora de criar conteúdo para sua educação corporativa, pense bem: quais são as competências que você vai trabalhar e quais são os valores que vão dar suporte àquelas competências?

Integrar competências e valores durante a criação dos conteúdos é uma forma forte de deixar tudo com mais sentido nos conteúdos educacionais a serem transmitidos. Pois vai existir uma verdade em toda evolução de todos os envolvidos. As competências vão trazer a forma de fazer aquilo que é importante, ou seja, vão proporcionar aqueles instrumentos e aquelas qualidades e capacidades que sua equipe vai ter que ter. Já os valores vão dar sustentação a tudo que está sendo construído. Eles fortalecem as crenças. Fortalecem aquilo pelo qual sua organização trabalha e acredita.

Como os conteúdos educacionais estarão distribuídos nos seus projetos, nos programas educacionais e naqueles desenvolvidos por uma liderança educadora


A estrutura educacional ou um sistema de educação corporativa tem o nome também de Universidade Corporativa. Uma Universidade Corporativa é diferente das universidades que conhecemos, com prédios e sala de aula. Pode até ter, mas o mais importante é o conteúdo e como ele é transmitido.

A Universidade Corporativa é um sistema de educação corporativa em que os conteúdos são divididos em escolas, muitas das quais podem ser virtuais. Uma escola é um conteúdo de portfólios educacionais classificados por competências. Por exemplo:

1. Escola de Liderança: aqui, os conteúdos são voltados para o público líder e para aqueles que estão preparando para ocupar o cargo de liderança dentro da organização.

2. Escola de Atendimento comercial, negociação e novos negócios: escola com conteúdo voltado para vendas e negociação. Melhor forma de fazer negócios e a maneira como atuar frente a determinadas situações. Desenvolver habilidades e competências específicas.

3. Escola do Negócio: aqui, são conteúdos voltados a crenças, valores, missão, propósito e àquilo que é mais importante para a organização.

Aprenda como alcançar as metas e os objetivos da sua empresa. 

Conteúdos vivenciais (como treinamentos ao ar livre, no formato "outdoor"), conjugados com as escolas virtuais, passam a proporcionar ainda mais sinergia, engajamento e comprometimento.

Então, numa Universidade Corporativa, terão conteúdos educacionais classificados em escolas. As escolas vão ter como fundamento um volume de competências e habilidades alinhados ao que precisa ser desenvolvido em todo Recurso Humano da Organização. Uma Educação Corporativa ativa e atuante vai trabalhar melhor todos os conteúdos necessários para performar as pessoas, para aumentar a competitividade da organização frente aos negócios e para a alinhar toda organização frente aos novos desafios. Educação Corporativa é o coração de um processo educacional eficiente e eficaz.

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: 07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar. Neste artigo, apresento 07 práticas básicas que farão você aumentar a sua capacidade de delegar tarefas. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças. Neste artigo, explico a diferença entre lucro e faturamento e de que maneira eles podem ser aplicados na sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa. Neste artigo, explicamos sobre o que é, quais as causas e como o microgerenciamento pode prejudicar a gestão da sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo