Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Descubra Qual a Importância e as Principais Vantagens de ter um CRM na sua Empresa

Descubra Qual a Importância e as Principais Vantagens de ter um CRM na sua Empresa

14/09

Descubra Qual a Importância e as Principais Vantagens de ter um CRM na sua Empresa. Neste artigo, apresento a importância de se ter um CRM e quais as principais vantagens que ele pode trazer para o seu Negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! 

Conteúdo:

No atual cenário, onde há um rápido crescimento comercial devido a expansão do mundo digital, as empresas têm buscado cada vez mais por um diferencial que possibilite a sua permanência no mercado e, de forma sustentável, acelerar os seus resultados.

Nessa jornada, é quase impossível não se deparar com o CRM. Isso porque ele é verdadeiramente “um diferencial”. O CRM é com certeza uma das melhores estratégias utilizadas por empresas de sucesso. Aqui o diferencial é o foco em colocar o cliente em primeiro lugar.

Neste artigo, apresento a você mais sobre os conceitos e a importância do CRM para a sua empresa. Vamos lá?

O que é CRM?


O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão do Relacionamento com o Cliente em português nada mais é do que uma estratégia eficaz que coloca o cliente como foco das ações do negócio.

Por mais que parece simples, para conseguir de fato fazer isso, é necessário conhecer e compreender profundamente seu cliente a fim de se antecipar às suas necessidades podendo oferecer, dessa forma, um produto (ou serviço) exclusivamente personalizado para ele.

Falar sobre CRM significa falar sobre uma ferramenta que é ideal para gerar experiências incríveis para os seus clientes.

Basicamente, o CRM é viabilizado por softwares que servem de apoio para colocar em prática a estratégia de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Qual a importância do CRM para as Empresas?


Antes de conhecermos a fundo mais informações sobre CRM, é importante destacar que a implementação desta ferramenta não se baseia somente na aquisição de um software. Na verdade, muitas das vezes, é necessário fazer mudanças no seu processo comercial e na cultura de vendas existente dentro da empresa.

Essas mudanças são realizadas com o objetivo de compreender melhor os clientes e, dessa forma, simplificar a criação de ações direcionadas a eles.

O CRM possibilita realizar acompanhamentos constantes de forma detalhada desde o primeiro contato até o feedback pós-venda. Todos as etapas são registrados para que, posteriormente, possam ser utilizadas a fim de aperfeiçoar ainda mais a experiência do cliente.

E pensar que ainda existem empresas que não utilizam desta ferramenta chega a ser loucura.

Principais vantagens de utilizar o CRM


Não há dúvidas de que o CRM é uma ferramenta/estratégia fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de um negócio. Além disso, ainda quero destacar aqui as 4 (quatro) principais vantagens de utilizar o CRM em sua empresa. Vamos lá?

1 - Processos e ações organizadas e documentadas

Em empresas que não se utiliza um CRM, é bastante comum visualizar atrasos nos prazos e erros cometidos em uma negociação por conta do esquecimento por parte dos vendedores de informações relevantes para o fechamento.

Depender apenas da memória dos vendedores para se lembrar de todas as atividades é um dos maiores erros cometidos pela equipe comercial de uma empresa.

Por isso, poder contar com um CRM em sua empresa para organizar e registrar as todas as ações e informações é de extrema importância. 

Em uma ferramenta de CRM, a equipe comercial pode personalizar o funil de vendas, incluindo cada etapa do processo definido pela empresa. Além disso, é possível gerenciar o status de cada uma das oportunidades que chega até a empresa, sempre atualizando-as conforme as negociações prosseguem.

Com o CRM, a equipe comercial facilmente consegue listar as tarefas a serem executadas para cada oportunidade de negócio, assegurando dessa forma que sempre exista um próximo passo previsto no processo de negociação.

2 - Centralização das informações relevantes

Um dos maiores inimigos da produtividade de qualquer empresa é com certeza a descentralização de informações. Independente de qual seja o seguimento de um negócio, a centralização das informações é a melhor estratégia para o ganho de produtividade de uma equipe.

Poder ter o acesso aos dados do cliente, anotações feitas em reuniões, trocas de e-mails e tudo o que foi combinado durante a negociação reunido em um só lugar simplifica demais o processo de vendas para o time comercial.

3 - Conhecimento sobre os consumidores

Se você deseja de fato construir um relacionamento com seus clientes, você deve ir além de apenas saber seus nomes e o endereços. Ter um CRM dentro da sua empresa se trata de saber captar as informações relevantes dos clientes para seu negócio e saber como utilizá-las.

Com um CRM, a equipe comercial pode e deve tomar nota de completamente tudo que faça sentido para a melhoria do processo de vendas. Isso inclui, por exemplo, comentários feitos pelos clientes durante as negociações, preferências de horário para entrar em contato com ele, quais seus maiores desafios e como chegou até a solução do problema (seu produto ou serviço).

4 - Fidelização dos Clientes

É evidente que esse é o objetivo principal do CRM, pois falamos sobre construir relacionamentos com seus clientes e relacionamentos duradouros. E não é apenas pelos benefícios financeiros para empresa, já que em termos gerais é muito mais fácil fazer um cliente voltar a comprar de sua empresa do que adquirir um novo cliente, mas, principalmente, pelo fato de fazer sua marca/empresa se tornar única para ele.

Por meio da utilização de um CRM, com as informações captadas, é possível criar ofertas, produtos e/ou serviços direcionados e personalizados para o seu cliente de forma específica. Isso cria um vínculo praticamente inquebrável com seus consumidores, o que em dias de alta competitividade no mercado é um grande diferencial.

Considerações

Espero que não tenham ficados dúvidas de que o CRM é muito mais do que apenas uma forma de obter lucro empresarial. É uma ferramenta que também busca disponibilizar ao cliente a melhor experiência de atendimento possível, atentando-se às suas necessidades e desejos.

Tenha em mente que, ao optar por aderir a aplicação de um CRM no seu negócio, será necessário tempo de dedicação para aprender a utilizar a ferramenta. E que todos os envolvidos no comercial precisaram trabalhar juntos a fim de aplicar todas as estratégias.

Como este artigo ajudou você? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: 07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar. Neste artigo, apresento 07 práticas básicas que farão você aumentar a sua capacidade de delegar tarefas. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças. Neste artigo, explico a diferença entre lucro e faturamento e de que maneira eles podem ser aplicados na sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa. Neste artigo, explicamos sobre o que é, quais as causas e como o microgerenciamento pode prejudicar a gestão da sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo