Saiba como Vencer a Concorrência por meio da Geração de Valor
Saiba como Vencer a Concorrência por meio da Geração de Valor. Neste artigo, apresento os benefícios de se investir em ações que geram valor para o Cliente. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
- Benefícios de investir em ações que geram valor para o Cliente
- 01 - Maior Diferenciação Competitiva
- 02 - Fidelização do Cliente
- Como gerar valor para o cliente na prática?
- 01 - Entenda as particularidades do seu Cliente
- 02 - Crie Experiências de Encantamento com a Marca
- 03 - Aprenda a ouvir o feedback dos consumidores
- Considerações
Em tempos de mudança de mercado, saber gerar valor para o cliente é essencial para que as empresas permaneçam ativas e continuem obtendo resultados. Isso porque somente as empresas que conseguem de fato gerar valor são capazes conquistar novos clientes e manter os atuais. Elas são capazes de fechar mais negócios e de gerar lucros sustentáveis.
Quando falo sobre gerar valor para o cliente, não estou me referindo a simplesmente oferecer um bom atendimento um dia ou outro. É necessário muito mais do que isso. Deve existir uma cultura na empresa totalmente voltada a melhorar a experiência do cliente e a sua satisfação.
Neste artigo, descrevo os principais benefícios de se gerar valor para o cliente e como fazê-lo de forma prática. Vamos lá?!
Benefícios de investir em ações que geram valor para o Cliente
01 - Maior Diferenciação Competitiva
Com o aumento da exposição das empresas ocasionado pela transformação digital, o mercado se tornou ainda mais competitivo. Porém, por mais que pareça ser mais fácil ser visto, destacar-se para o público ainda é um desafio. Isso porque a muitos fatores envolvidos como investimentos financeiros, de energia e pesquisa.
É por isso que gerar valor para o seu cliente é tão importante. Quando atraído por sua empresa, o cliente tende a procurá-lo com mais frequência e em maior número. Como consequência, há um aumento no faturamento do negócio e, com mais pessoas querendo conhecer sua marca, chegar ao topo do mercado é inevitável.
02 - Fidelização do Cliente
É somente quando o cliente percebe valor em uma compra realizada e no relacionamento desenvolvido com uma marca, que ele de fato passa a ter um olhar diferente sobre ela.
A verdade é que as pessoas buscam constantemente por ambientes onde podem se sentir tranquilas para acessar conteúdos e um melhor conforto para comprar, a fim de que suas demandas sejam supridas.
Quando ela encontra esse ambiente (uma empresa que gera valor), a fidelização acontece de forma automática. E com certeza isso acontece por conta da relação de transparência e confiança estabelecida. Esta relação é tão forte que faz com que o cliente perdoe até mesmo uma possível falha. Resumindo, gerar valor é uma das melhores formas de fidelização que existe.
Como gerar valor para o cliente na prática?
01 - Entenda as particularidades do seu Cliente
Para conseguir gerar valor para o cliente, a primeira coisa a se fazer é entender o que representa valor para ele.
É necessário que você conheça quais os seus gostos, suas preferências, suas expectativas, quais as suas condições e características. Dessa forma, fica muito mais simples conseguir acertar.
Por exemplo, se você vende softwares de CRM para pequenas empresas, por exemplo, oferecer um treinamento presencial de como utilizar a ferramenta, com um conteúdo mais básico, pode ser muito relevante.
Agora, no caso de uma empresa maior, talvez esse treinamento não fosse tão interessante visto a complexidade de se reunir todos os colaboradores. Sendo assim, uma boa estratégia seria treinamentos remotos, com grupos, e até mesmo presenciais, mas de forma escalonada. Nesse caso, uma análise 360° do cenário é a melhor estratégia para uma decisão mais assertiva.
Por isso da importância de se conhecer as particularidades de cada cliente antes de planejar as ações.
02 - Crie Experiências de Encantamento com a Marca
Em cada etapa do relacionamento que o cliente tem com a empresa, é primordial que ele passe por experiências gratificantes, sentindo-se bem, seguro e confortável com tudo o que o envolve.
Somente as organizações que promovem boas experiências são capazes de gerar mais valor para seu público-alvo. Porém, é preciso ser sempre manter a coerência com o perfil da marca.
03 - Aprenda a ouvir o feedback dos consumidores
Infelizmente muitas empresas ainda ignoram a opinião de seus consumidores e por isso continuam a cometer os mesmos erros de sempre.
É necessário entender que é a partir dos feedback dos seus clientes que você passa a ter visão do que pode ser melhorado no seu negócio e de como atender às expectativas da sua persona.
Só se pode gerar valor para o cliente quando o foco de todas as suas estratégias está nele. Tudo deve ser feito pensando na sua persona.
Considerações
Gerar valor para o cliente é uma das melhores formas para se diferenciar no mercado. Você vai conseguir fazer com que o seu negócio seja autossustentável a médio e longo prazo. Portanto, busque diariamente entender o seu cliente, criar experiências de encantamento com você ou com a sua marca e seja um bom ouvinte.
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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.