Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Leitura Dinâmica: 5 Estratégias Simples para se Tornar um Leitor Dinâmico

Leitura Dinâmica: 5 Estratégias Simples para se Tornar um Leitor Dinâmico

22/07

Leitura Dinâmica: 5 Estratégias Simples para se Tornar um Leitor Dinâmico. Neste artigo, apresentamos 5 (cinco) Técnicas Altamente Eficazes para você conseguir se tornar um Leitor(a) Dinâmico(a). CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! 

Queridinha dos vestibulandos e concurseiros, mas também usualmente adepta dos empresários, líderes e gestores que buscam por se desenvolver com mais velocidade e assertividade, a Leitura Dinâmica tem ganhado bastante espaço na era da informação.

O aumento do interesse entre as pessoas por adquirir novas informações de forma rápida, de ter a capacidade de potencializar o tempo de estudo, e ainda a ideia de melhorar a capacidade de compreensão do que leu ou estudou, bem como de ampliar os conhecimentos de maneira constante são algumas das razões da notoriedade da Leitura Dinâmica.

De modo geral, as pessoas desejam estar atualizadas!

Se você é uma dessas pessoas, convidamos você a continuar lendo este artigo sobre Leitura Dinâmica. Vamos Lá?

O que é Leitura dinâmica


A Leitura Dinâmica é composta por um conjunto de ferramentas capazes de auxiliar os leitores a lerem mais rápido e com uma maior compreensão e retenção do conteúdo, ou seja, ler, entender e compreender o texto.

Pense nas vezes em que você começou a estudar para um vestibular ou para um concurso público? Mas, ao chegar ao final da leitura, teve a sensação de não ter aprendido nada….. Isso acontece ou já aconteceu contigo? Pois acontece com a grande maioria das pessoas.

Outra situação corriqueira é de a pessoa começar a ler um livro e, ao término, não lembra de mais nada….

Podemos dizer com toda a certeza que a Leitura Dinâmica é o remédio para este e outros tipos de situações.

Leitura Dinâmica Funciona


Imagine se você pudesse ler um livro de 300 (trezentas) páginas em apenas 3 (três) horas? Para os leitores dinâmicos isso é moderadamente fácil. Mas será que realmente é possível?

Essa também era uma dúvida para mim e como qualquer bom estudante desconfiado (risos) eu fui buscar mais informações sobre a Leitura Dinâmica.

Em minhas pesquisas, encontrei informações que derrubaram as minhas crenças e paradigmas em relação à alta performance em aprendizagem.

Sobre as informações, descobri que em média um leitor normal lê de 150(cento e cinquenta) a 300 (trezentas) palavras por minuto e que a sua capacidade de retenção do conteúdo lido é de aproximadamente 60%, ou seja, quase metade do que foi lido é perdido.

Já um leitor relativamente rápido tem a capacidade de ler entre 300 (trezentas) a 600 (seiscentas) palavras por minuto. Lembrando que estes leitores não aplicam a Leitura Dinâmica.

Agora, por outro lado, para os leitores praticantes da Leitura Dinâmica, a velocidade de sua leitura fica entre 600 (seiscentas) a 1.500 (mil e quinhentas) palavras por minuto, UAU! E acreditem... A capacidade de retenção do conteúdo que foi lido ou estudado fica aproximadamente na casa dos 85%. Isso é realmente incrível.

É claro que isso só é possível a partir da aplicação correta das ferramentas disponibilizadas e de muita dedicação como qualquer outra coisa na vida.

Desta maneira, ao finalizar minha pesquisa e verificar os resultados de vários profissionais como juízes e advogados, médicos, empresários e estudantes, não tive dúvida da serventia da Leitura Dinâmica e das oportunidades que a mesma poderia gerar.

O que fazer para ser um leitor dinâmico?


A primeira coisa que você precisa fazer para se tornar um leitor(a) dinâmico(a) é passar por um processo de reprogramação em que você irá desenvolver a capacidade de (re)aprender para aprender.

Antes de você aprender aquilo que você gostaria de aprender para ser aprovado em um vestibular, passar em um concurso público ou simplesmente aumentar suas capacidades de reter conhecimento, você precisará (re)aprender a aprender. Essa é a lição principal. Somente assim você vai conseguir mais e melhores resultados em um pequeno espaço de tempo e conseguirá acelerar seu sucesso.

Em nossa infância, aprendemos a ler palavra por palavra e a juntarmos sílabas e depois juntamos frases, orações e raciocínios.

Quando você passa a ser um(a) leitor(a) dinâmico(a), você aprende a ler raciocínios, blocos de informações e consequentemente você acelera o seu nível de aprendizado.

Separamos para você algumas técnicas eficazes para aumentar a sua velocidade e retenção do conteúdo da leitura. Vamos lá

Leitura Dinâmica - 5 (cinco) Técnicas Altamente Eficazes

1 - Descubra sua Média Inicial

Antes de iniciar seu treinamento para aprimorar-se e começar a ler dinamicamente você precisará saber qual é a sua velocidade média de leitura. Somente desta maneira você conseguirá estabelecer metas e objetivos para o seu crescimento.

Para descobrir sua média, é muito simples. Separe um livro ou um texto que você ainda não tenha feito a leitura. Ao fazer a leitura, utilize um cronômetro (o cronômetro pode ser o do seu celular) para descobrir quantas palavras você lê por minuto.

Esse é o primeiro passo que você deve dar em direção a se tornar um Leitor Dinâmico.

2 - Esteja em um Ambiente Blindado

Um dos maiores desafios dos leitores é conseguir se concentrar.

Por isso, é necessário escolher ambientes livres de perturbações e ruídos. Desta forma, a probabilidade de você perder o foco será muito menor.

Uma dica que eu sempre dou aos meus alunos é a de utilizar fones de ouvidos para blindar o ambiente escutando áudios que aumentam sua concentração.

Se for possível, tenha um local específico para realizar sua leitura. Assim, sempre que ir para o referido local o seu cérebro entenderá que é hora de se concentrar.

3 - Treine seus olhos para dar saltos maiores

Talvez você já tenha percebido, ou talvez não, mas o movimento dos seus olhos ao fazer uma leitura é feito por meio de saltos. Seus olhos fixam em um ponto específico na linha e, posteriormente, pulam para outro ponto.

Quanto maior for a capacidade destes saltos, maior será sua velocidade para fazer a leitura do conteúdo.

Essa é uma das causas que crianças e leitores iniciantes demoram mais para completar a tarefa da leitura, já que só conseguem saltar uma palavra por vez, o que geralmente leva um segundo para cada palavra.

Já para os leitores dinâmicos, essa tarefa pode ser executada com apenas um quarto desse tempo, ou seja, alguns poucos milissegundos.

4 - Pare de Pronunciar O Que você Lê

Seja feita em voz alta, movimentando os lábios, ou seja mentalmente, pronunciar as palavras que você lê é um hábito que deve ser imediatamente eliminado se você deseja se tornar um Leitor(a) Dinâmico(a).

Esse hábito irá sabotar o passo número 3, pois você continuará lendo palavra por palavra. E não apenas sua velocidade será comprometida como também a sua capacidade de compreensão do conteúdo que foi lido, já que parte da concentração do seu cérebro estará focada na pronúncia da palavra.

Perder esse hábito pode ser um grande desafio, mas com bastante treino e empenho será possível.

5 - Use a Técnica de Scanning

O scanning é uma técnica de leitura usada no Inglês Instrumental. Basicamente, essa técnica auxilia o leitor(a) a encontrar a informação desejada de um texto, apenas percorrendo os olhos pelo texto para identificar palavras-chave, ou seja, não é necessário ler todas as palavras.

A utilização desta técnica é muito interessante para quem procura um conteúdo específico dentro do texto.

Como exemplo podemos supôr que você esteja lendo um artigo de 15 (quinze) páginas sobre Recursos Humanos. Porém, a Comunicação Interna nas Empresas é o assunto que mais te interessa.

Nessa situação, não seria necessário fazer a leitura de todas as 15 (quinze) páginas que falariam de outros assuntos que são irrelevantes no momento. Bastaria correr os olhos no artigo procurando por termos associados à comunicação interna nas empresas, como “cultura organizacional”, “feedback”, “canais de comunicação”, dentre outros. Ao encontrar qualquer um desses termos, você precisaria ler apenas aquele trecho. Desta forma, seu foco estaria apenas nas informações relevantes naquele momento e ignoraria o restante.

Considerações

Listamos apenas algumas técnicas dentre muitas outras que podem fazer com que a sua jornada em direção a se tornar um(a) leitor(a) dinâmico(a) seja ainda mais rápida.

"O sucesso é uma viagem, e não um destino."

Lembre-se de que não existem caminhos fáceis para o sucesso. Seja em qualquer área, você sempre precisará se esforçar de forma calculada, ou seja, combinar dedicação e informação, transformando-as em conhecimento.

Participe da Lista de Espera do Treinamento Leitura Dinâmica: Alta Performance em Aprendizagem

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: Plano de Carreira: Qual a sua Importância e Como Aplicar na sua Empresa

Plano de Carreira: Qual a sua Importância e Como Aplicar na sua Empresa

Plano de Carreira: Qual a sua Importância e Como Aplicar na sua Empresa. Neste artigo, explicamos a importância da existência de um Plano de Carreira nas Empresas e exemplificamos maneiras eficazes para a sua aplicação. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! ...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Síndrome de Burnout - Descubra o que é e como as Empresas podem ajudar no Combate

Síndrome de Burnout - Descubra o que é e como as Empresas podem ajudar no Combate

Síndrome de Burnout: Descubra o que é e como as Empresas podem ajudar no Combate. Neste artigo, explicamos o que é a Síndrome de Burnout e quais medidas podem ser adotadas pelas Empresas a fim de combater este transtorno.   ...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 5 dicas Infalíveis para Aumentar a Performance no Trabalho

5 dicas Infalíveis para Aumentar a Performance no Trabalho

5 dicas Infalíveis para Aumentar a Performance no Trabalho. Neste artigo, apresentamos 5 (cinco) Dicas Infalíveis para que você consiga Aumentar sua Performance no Trabalho. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo