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A Importância da Comunicação Interna nas Empresas

03/02

A importância da Comunicação Interna nas Empresas. Neste artigo, você descobrirá a importância da comunicação interna nas organizações e os benefícios que ela pode trazer para sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! 

A comunicação interna tem papel fundamental no sucesso de uma empresa. É uma forma de manter todos engajados, motivados a concretizar os objetivos almejados, além de evitar retrabalhos e “perdas significativas de dinheiro” ao longo do tempo ou da execução de projetos e tarefas.  

Diante dessa afirmativa, conclui-se que a falta de uma comunicação interna bem ajustada e definida faz com que a empresa tenha uma baixa produtividade e, consequentemente, um impacto negativo nos resultados da operação.


Confira a seguir a importância da comunicação interna e os benefícios que ela pode trazer para sua empresa


Antes de caminharmos, necessária é a definição de comunicação interna e qual seu impacto dentro das organizações.

Comunicação interna é a comunicação que se faz dentro da empresa. É dirigida especialmente aos colaboradores. É uma ferramenta estratégica que permite a harmonização entre os interesses da organização e os de todos os envolvidos.

De acordo com Leite (2006)¹, a comunicação interna existe para aproximar e criar relacionamentos dentro de uma organização, funcionando como um elo de ligação e interação entre departamentos e/ou funcionários para que uma notícia ou informação circule pela empresa sendo realizada de maneira vertical ou horizontal.

Muitos empresários cometem o erro de pensar que definir estratégias de comunicação interna dentro de suas empresas é um luxo. Que é algo somente para grandes empresas. Mas, na verdade, implementar estratégias de comunicação interna é algo que pode ser feito em qualquer organização.

Podemos garantir essa afirmativa com base no fato de que a melhoraria dos processos de comunicação interna implica basicamente em:

(i) Definir melhores canais de comunicação;

(ii) Aumentar a qualidade das mensagens comunicadas; e

(iii) Averiguar a eficácia da comunicação com colaboradores, diretores e setores da empresa.

Quando existe uma negligência por parte dos gestores em relação aos pontos citados, é muito comum encontrar nas empresas funcionários desmotivados, tarefas sendo entregues fora do prazo, trabalhos sendo executados de forma desorganizada, vários retrabalhos e outras ocorrências do tipo.

Por meio dessas informações, já é possível observar as consequências de não se ter uma comunicação interna efetiva dentro das empresas.

Quais seriam então os benefícios da comunicação interna?

Benefícios da comunicação interna


Segundo um estudo realizado pela organização Watson Wyatt, empresas com programas de comunicação mais eficazes têm empregado um retorno de 91% aos seus acionistas, em comparação com um retorno de 62% de empresas com programas menos eficientes. Em outras palavras, a comunicação interna de forma positiva impacta financeiramente as empresas.

Uma boa comunicação interna proporciona ao gestor a possibilidade de transmitir não só informações precisas como também valores, condutas, hábitos e sentimentos que a empresa deseja como cultura. Isto é, criar, construir e fortalecer uma cultura de resultado.

Com isso, você potencializa o sentimento de pertencimento e identificação. Isso gera motivação e consequentemente melhora a produtividade, mantendo a empresa competitiva, além de ajudar e incentivar todos a encarar positivamente as mudanças do dia a dia com sucesso.

Como implementar a comunicação interna


Agora que já vimos a importância da comunicação interna nas organizações, podemos adentrar nas dicas práticas para você implementar uma comunicação interna assertiva, gerar mais e melhores resultados e aumentar a performance da sua equipe. Vamos lá?

Para se comunicar com assertividade, é importante conhecer o público com o qual você lida. Conhecer a cultura da organização.

Depois dessa identificação, precisa saber quais são as necessidades de informação dos colaboradores. Você pode realizar uma pesquisa interna, por exemplo, a fim de descobrir o quanto eles sabem sobre a organização.

Após, você terá informações suficientes para saber o que e como comunicar.

Formas de comunicação interna

Dentre as muitas formas para se alinhar a comunicação interna nas empresas, destacamos abaixo 3 (três) formas fundamentais para qualquer organização:

(1) Face a Face: A comunicação face a face é mais direta, clara, com sentimentos, sem barreiras e ainda é o melhor método para criar boas conexões entre as pessoas.

É importante ressaltar que se pode utilizar de canais digitais (e-mail e aplicativos) para obter uma comunicação mais eficiente, mas, sempre que possível, converse pessoalmente.

(2) Cascata: é um processo de comunicação hierárquico, em que as informações são repassadas de um segmento a outro e de cima para baixo, ou seja, da liderança para os liderados.

(3) Cultura organizacional: se a empresa possui uma cultura existente e essa cultura foi desenvolvida por meios de valores, crenças e hábitos que os líderes compartilham, é importante que ela seja expandida a todos, pois de nada serve o gestor tê-la apenas no papel. Precisa ser vivida por todos.

Dicas práticas

Promova cafés coletivos entre funcionários e gestores da empresa para a troca de ideias, reclamações e sugestões, a fim de um construir um melhor relacionamento entre as pessoas.

Crie eventos regulares para reunir todos os colaboradores da empresa ou grupos específicos visando a integração entre todos os setores.

Desenvolva canais de escuta para o colaborador (ouvidoria interna, linha direta, etc.). É um espaço nas organizações que recebe críticas, reclamações e sugestões de funcionários com o objetivo de criar soluções e, assim, evitar conflitos. É melhor prevenir a remediar.

Use ferramentas de gestão visual como tabuleiros ou anotações. Seja qual for o modelo de comunicação que você eleger, sempre se lembre que o feedback dos funcionários é imprescindível para alinhar a estratégia de comunicação e chegar num resultado satisfatório.

Considerações

Para que você tenha uma política de comunicação interna assertiva, lembre-se de considerar, entre outras coisas, transmitir uma informação transparente e leal, bem como escutar ativa e permanentemente seus colaboradores.

O sucesso na implementação da comunicação interna na sua empresa dependerá da sua vontade e do compromisso em realizar um planejamento prévio. Caso contrário, todos os esforços serão perda de tempo e dinheiro.

O relevante não é a quantidade nem o espetáculo que os meios de comunicação utilizados podem proporcionar. Mas o relevante é a qualidade, utilidade e criatividade das mensagens desenvolvidas, proporcionando à organização e à sociedade resultados positivos durante a entrega de seus produtos e/ou serviços.

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer

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¹Leite, Q. A. G. A importância da Comunicação Interna nas Organizações (documento online) Universia Brasil, 2006.

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