Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

28/06

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto. Neste artigo, apresento algumas dicas que são fundamentais para exercer uma liderança assertiva no contexto do trabalho remoto. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

A “transição repentina'' para o trabalho remoto foi uma das maiores mudanças causadas pela pandemia. Sejamos honestos, grande parte dos pequenos e médios empresários não estavam preparados para essa situação. Por mais que seja uma situação nova, ainda sim é possível liderar de forma assertiva.

Neste artigo, apresento algumas dicas que são fundamentais para exercer uma liderança assertiva no contexto do trabalho remoto.

Qual o Conceito de Home Office?


As palavras Home Office em tradução livre significam escritório em casa. Em outras palavras, o home office nada mais é do que o profissional ter uma estrutura em casa onde ele pode realizar as tarefas que executaria no trabalho.

Geralmente, a demanda para esse estilo de trabalho parte de ambos os lados: candidatos que buscam empresas que contratam home office e empresas que buscam funcionários em outras localidades que estejam dispostos a prestarem seus serviços à distância.

No entanto, como estamos em um momento completamente atípico, para que fosse possível garantir a segurança de todos, foi inevitável até mesmo para as empresas que nunca se viram trabalhando dessa forma adotar esse estilo de trabalho.

Qual deve ser a postura do Líder em meio às mudanças?


Antes de falar sobre quais ações você deve executar para conseguir liderar assertivamente no Home Office, preciso falar sobre qual deve ser a sua postura no atual momento que vivemos.

Independente de qual seja a situação, atrás de uma equipe altamente produtiva e engajada ao resultado existe sempre uma liderança que trabalhou muito na transformação de cada um de seus membros. Ou seja, nesse momento, mais do que nunca, é fundamental que a sua postura seja a de um líder que exerce uma liderança transformadora.

Em momentos adversos, posso dizer até mesmo de perigo, é da natureza do ser humano pensar apenas em sua sobrevivência. No entanto, como líder e comandante da sua empresa, o seu comportamento precisa ser diferente. Você precisa liderar todos no navio em direção aos melhores tempos.

Para que essas palavras não “soem” um pouco motivacional, permita que eu descreva quais comportamentos você precisa cultivar:

1 - Assuma a responsabilidade: a sua equipe precisa sentir que tem na liderança alguém firme e que não tem medo de assumir a responsabilidade.

2 - Seja paciente em relação aos erros: a melhor forma para lidar com eventuais erros que possam surgir no trabalho Home Office é criando um ambiente de busca contínua de soluções e de comprometimento.

3 - Esteja preparado para administrar conflitos: se conflitos acontecem quando as pessoas estão pertas uma das outras, imagine quando é feita à distância, onde muitas vezes comunicação não tem um “tom” definido e facilmente pode haver más interpretações.

Por isso, o ideal é nunca tomar partido nos conflitos. Busque apenas reunir as informações relevantes e aplicar feedbacks para solucionar os impasses.

4 - Crie um ambiente colaborativo: quando o assunto é manter a eficiência do trabalho em equipe, a gestão colaborativa funciona muito seja em ambientes físicos ou à distância.

Por isso, procure criar um ambiente em que a sua equipe possua a cultura de cooperação e de "entreajuda''.

5 - Tome decisões compartilhadas: envolva a equipe em suas decisões para aumentar o comprometimento de cada um dos membros e potencializar os resultados.

Acredito que, ao listar dessa forma os comportamentos que você precisa ter, fica mais fácil compreender a importância da sua postura em meio a essa situação.

Medidas Para liderar Assertivamente no Home Office


Sem mais delongas, vamos às medidas que o líder deve aplicar em sua liderança para conseguir fazer com que todo o time continue a trazer resultados para a empresa.

1) Mantenha uma comunicação aberta e organizada:

Para evitar que a comunicação com os funcionários no home-office seja inconsistente e desorganizada, é fundamental que ela aconteça de forma periódica e planejada, tendo como pilares a objetividade, a clareza e a transparência das informações.

2) Acompanhe o andamento dos projetos:

O acompanhamento das atividades, assim como a manutenção dos prazos e processos da empresa, devem ser feitos assim como era feito na empresa. É preciso apenas tomar o cuidado de não microgerenciar a sua equipe, pois, acredite ou não, é possível fazer isso mesmo à distância.

3) Cuide para que a equipe continue engajada:

No trabalho home office, a interação antes realizada entre a equipe reduzirá consideravelmente. Por isso, é fundamental que se pense em iniciativas para manter a equipe conectada, de modo a preservar o sentimento de pertencimento não só em relação à empresa, mas em relação a todo time.

Além disso, vale lembrar que muitos dos seus funcionários nunca precisaram trabalhar direto de casa. Portanto, no que se refere a esse assunto, existem dicas extremamente essenciais para que todos consigam se sair bem.

Eu tenho um artigo em que descrevo um passo a passo para quem inicia no trabalho Home Office. Acredito ser muito válido compartilhar com seus colaboradores, solicitar a leitura e depois trocarem uma ideia sobre os aprendizados.

O nome do artigo é: 6 Passos Simples Para Começar no Home Office.

Conclusão

Liderar a equipe no trabalho home-office não impacta somente os resultados da empresa, mas ajuda os funcionários a manterem o equilíbrio durante as atuais mudanças.

Como este artigo ajudou você? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa. Neste artigo, apresento o guia básico para que você consiga fazer sua equipe aderir a cultura da empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco. Neste artigo, eu explico 5 formas simples de capacitar seus funcionários com pouco investimento. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto. Neste artigo, apresento algumas dicas que são fundamentais para exercer uma liderança assertiva no contexto do trabalho remoto. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo