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Aprenda de uma vez por todas a falar em público

06/01

Aprenda a falar em público de uma vez por todas. Neste artigo apresentamos algumas técnicas e dicas práticas para que você consiga falar em público com naturalidade, persuasão e eficiência. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Desde os tempos remotos, expressar-se em público (como orador, treinador, líder, enfim, diante de todos) tem sido visto como uma arte. A habilidade de se expressar sempre será considerada importante na vida pública e privada.  

Atualmente, na Era do Conhecimento e, principalmente, considerando a dinâmica global, profissionais altamente capacitados na arte de se comunicar são mais valorizados e mais bem remunerados porque sabem expor suas ideias, vender produtos e serviços, bem como sabem se conectar com as pessoas a sua volta.  

"É impossível não se comunicar. Estamos sempre nos comunicando verbal ou não-verbalmente. Um suspiro, sorriso ou olhar são formas de comunicação, até nossos pensamentos são formas de nos comunicarmos conosco, e eles se revelam aos outros também pelos nossos olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais." 

Nos mais variados contextos, muitas pessoas apresentam ótimo desempenho profissional e possuem grandes capacidades de liderança e experiência em diversas áreas. Porém, quando surge a necessidade de falar em público, seja numa atividade acadêmica, seja num ambiente profissional, seja numa entrevista de emprego ou seja simplesmente numa confraternização familiar, esses mesmos profissionais se deparam com algumas das seguintes deficiências: timidez, fala desordenada, aquele friozinho na barriga, aquele nó no estômago, a mão suando e outras reações do tipo.  

Nessa mesma esteira de raciocínio, conforme pesquisa realizada em 2015 pelo jornal britânico Sunday Times, o medo de falar em público afeta a grande maioria dos profissionais, inclusive em algumas pessoas supera até mesmo o medo da morte.  

E qual é o segredo então para falar em público com persuasão e naturalidade e ter uma eficiente oratória?  

"O mistério da excelência encontra-se na semente chamada tempo em se preparar." 

Oratória é uma arte assim como todas as demais. Portanto, existem técnicas, dicas e “truques” que podem alavancar a forma como você se expressa e, assim, conseguir mais e melhores resultados.  

Você pode! Só depende de você! Coloque as dicas abaixo em prática para ser um ótimo orador, falar em público com eficiência e naturalidade, encantar seus interlocutores e alavancar sua carreira e seus resultados.  

"Lembre-se: comunicação abre portas de oportunidades" 

Confira a seguir técnicas e dicas práticas para que você consiga falar em público com naturalidade, persuasão e eficiência.

Cinco elementos básicos a considerar: na competência de falar em público, como em qualquer forma de comunicação, existem cinco elementos básicos a considerar:  

(1) Quem diz.  

(2) O que diz.  

(3) A quem diz.  

(4) Por qual meio diz.  

(5) Com que efeitos diz.  

Linguagem: para uma conexão mais rápida e empática com o seu público, é importantíssimo descobrir a formação intelectual, profissão, objetivos de vida, ocupações, sexo e demais informações relevantes sobre a vida dessas pessoas. Isso possibilita adequar a linguagem, uso de termos, analogias e ideias valorizadas por eles.   

Razão x Emoção: no seu discurso, a predominância da razão e da emoção deve ser definida após analisar qual é o seu público.  

Imagina que seja um auditório formado só de intelectuais, ou seja, pessoas altamente instruídas. Nesse caso, a ideia é predominar a razão e o aprofundamento do conteúdo. Mostrar dados, pesquisas, citar referências e demais informações que sustentem seus argumentos.  

Agora, imagine que seu público seja formado de pessoas com baixo nível de instrução. Aqui, a predominância da emoção vai gerar uma maior conexão com o seu auditório.  

Em ambos os casos, deve haver razão e emoção com a dosagem correta. Sem exageros. Ou seja, trabalhar o discurso de forma a equilibrar a emoção e a razão conforme o grau de instrução de seu público.  

Imagens para ilustrar as ideias: discursos, palestras, eventos, treinamentos, dentre outros contextos em que um profissional “fala” para várias pessoas, é extremamente importante contar histórias e trabalhar com imagens que ilustram seus argumentos. Apresentou conceitos, fatos, analogias, estatísticas, pesquisas e/ou outros argumentos, potencialize-os com ilustrações.  

Autoridade e conhecimento sobre o assunto: jamais se aventure a discursar sobre o que você não domina. Uma abordagem clara, objetiva, assertiva e eficaz requer vasto conhecimento e experiência sobre o assunto. Portanto, aprofunde os conhecimentos na área, prepare-se para discursar no mínimo 3 (três) vezes mais da quantidade de tempo disponível. Isto é, tenho 20 (vinte) minutos para falar? Tenha conteúdo para falar por 60 (sessenta) minutos. Assim, você conseguirá potencializar sua apresentação e se sobressair positivamente em perguntas e abordagens que podem surgir repentinamente durante seu discurso.  

Olho no olho: olhar expressa autoridade. Então, a ideia é otimizar os olhares. 

Clique aqui para assistir ao vídeo deste assunto.

As pessoas que verdadeiramente encantam, as que melhor se comunicam são as pessoas que conseguem olhar nos olhos de seus interlocutores, que conseguem de fato se conectar com o seu público. Então, para ser de fato eficaz em sua comunicação, o primeiro passo é conectar-se com seus ouvintes. A melhor forma de conexão é o simples ato de olhar nos olhos das pessoas, independentemente da quantidade de sua plateia.  

Uma técnica muito simples e fácil de ser utilizada para conseguir olhar nos olhos das pessoas é a técnica do terceiro olho. Mas calma! Não é nada voltado a crenças.  A técnica do terceiro olho se resume em olhar entre os dois olhos do seu interlocutor. Isto é, focar os olhos entre as sobrancelhas de cada participante. 

Faça um teste. Chame alguém e olhe no terceiro olho dessa pessoa (entre os dois olhos) e pergunte para a pessoa onde você olha. Ela perceberá que você “cravou” os seus olhos dentro dos dois olhos dela. Isso é incrível.  

Se você verdadeiramente aplicar esta dica, com certeza, conseguirá conectar melhor com seu público e terá mais e melhores resultados.   

Postura – movimentar-se: Mantenha uma “postura ereta”. “Crave os dois pés no chão”. As pessoas a sua volta têm uma percepção sobre quem você é pelo seu não-verbal e pela forma como você se comporta diante delas.  

Clique aqui para assistir ao vídeo deste assunto.

Já percebeu aquelas pessoas que, enquanto falam (comunicam, palestram, discursam...), ficam com a postura torta, toda desengonçada?! Inconscientemente, é uma postura que passa insegurança. Portanto, cravar os dois pés no chão, manter uma “postura ereta” e trabalhar os movimentos corporais são excelentes estímulos para manter a atenção do público em você, passar segurança e potencializar sua apresentação.  

Movimentos corporais: a gesticulação com as mãos feita de maneira eficiente é uma das chaves para potencializar a persuasão. Porém, ao gesticular com as mãos, é necessário tomar cuidado para evitar sinais com vários sentidos. 

Provavelmente, você já encontrou vários “vendedores” fantásticos, com um poder de persuasão incríveis. O que eles falam é exatamente igual ao que outras pessoas já disseram. Mas eles encantam e transformam sua ideia em algo irresistível. Essa diferença está no “como” a informação é transmitida. É uma técnica da Programação Neurolinguística (PNL) que potencializa persuasão dentro do processo de comunicação. Ou seja, quando falamos, apresentamos um projeto ou ideia, nossa comunicação é percebida e/ou recepcionada pelo ouvinte mediante a forma como falamos. É puramente o não verbal em ação.  

Então, potencialize sua comunicação com o poder do não verbal. Você conseguirá mais e melhores resultados e vai se conectar instantaneamente com as pessoas. Logo, elas gostarão de você e terão uma sensação de que você também faz a diferença na vida delas.  

Recursos audiovisuais: o uso adequado de instrumentos de apoio, tais como quadro branco, flip chart, projetor multimídia, microfones, dentre outros, é um fator importantíssimo para também potencializar sua apresentação. Eles ajudam o profissional a se comunicar de forma a “atingir” todos os sistemas representacionais dos interlocutores e mantê-los atentos à informação transmitida.  

Para que você consiga de fato falar em público com excelência para uma, dez, cem ou mil pessoas, com a mesma desenvoltura, deixando sua marca por onde passa, você precisa adquirir a prática por meio de treinamentos.

"Profissionais que se expressam com assertividade têm maior valor de mercado. Aprenda a se comunicar melhor." 

Independentemente de qual o propósito de falar em público, seja de uma transmissão de informações, seja da necessidade de motivar as pessoas ou seja simplesmente contar uma história, todos os bons comunicadores sabem e são capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes e não apenas informá-los.   

Estamos diariamente nos comunicando. Então, a habilidade de expressar seu ponto de vista com clareza e persuasão sempre será necessária tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, seja nos estudos, seja em roda de amigos, isto é, em todos os ambientes.  

"Se continuar fazendo o que sempre fez continuará recebendo o que sempre obteve. Para resultados diferentes, faça algo diferente."  

As dicas acima apresentadas para falar em público, se aplicadas e praticadas diariamente, podem fazer com que a sua comunicação se torne assertiva, eficiente e eficaz. São algumas dicas (para falar em público) essenciais para quem busca crescer na carreira e construir uma presença positiva no mercado de trabalho. Coloque em prática e colha os resultados. É a lei do plantio. Quem planta, colhe!   

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão de Negócios e Master Trainer.


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