Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Como criar uma Sociedade de Sucesso e Prosperar sua Empresa

Como criar uma Sociedade de Sucesso e Prosperar sua Empresa

04/11

Como criar uma Sociedade de Sucesso e Prosperar sua Empresa. Neste artigo, explicamos os passos fundamentais para criar uma sociedade empresarial de sucesso. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Começar a empreender e criar uma empresa de sucesso é um dos principais desejos de muitas pessoas, porém, nem sempre é possível seguir sozinho. Por isso, muitos empreendedores acabam optando por ter um sócio a fim de que as responsabilidades sejam divididas.

A sociedade funciona como um casamento, ou seja, para que dê certo, é fundamental que as duas partes compartilhem os mesmos valores e sonhos. Mas será que você está fazendo isso certo?

Neste artigo, eu vou te explicar os passos fundamentais para criar uma sociedade empresarial de sucesso. Vamos lá?!

4 passos para criar uma sociedade de sucesso


1º Passo - Estenda o que é sociedade

Antes mesmo de fechar qualquer tipo acordo, é preciso levar inúmeros fatores em consideração.

Entre esses fatores, um muito importante é sua relação pessoal com o possível sócio. Ter um bom relacionamento é muito importante, entretanto é preciso ter cuidados para não confundir amizade com parceria de sucesso. Até mesmo Jesus soube fazer essa separação. Por mais que Lázaro fosse um grande amigo, ele não foi escolhido para ser seu discipulado.

Precisa haver uma concordância no relacionamento profissional e, na maioria das vezes, a amizade não pode garantir isso.

2º Passo - Invista em comunicação

Para que uma sociedade seja de fato assertiva, é extremamente importante que a comunicação entre os sócios seja muito bem alinhada. Ou seja, assim como no casamento, é preciso que todos os dias vocês conversem sobre as percepções e expectativas em relação ao negócio.

Vocês podem fazer isso por meio de reuniões online. Nessas reuniões, a pauta e as dúvidas a serem abordadas podem ser compartilhadas antes do “encontro”.

3º Passo - Documente a divisão da atuação

Ter formalizado qual serão as ações desempenhadas por cada sócio é a primeira coisas que você deve fazer.

O ideal é que todos se reúnam para tirar todas as dúvidas possíveis. Somente após tirar todas as dúvidas e finalizar as negociações, é que as informações devem ser formalizadas.

Geralmente, um assunto muito tratado nessas reuniões é a questão de valores (regras de negócios) e para entender as expectativas de cada um. Por isso, conseguir dividir as atividades da forma mais justa possível é um ponto chave determinante para o sucesso da sua empresa. Ou seja, é verdadeiramente definir as responsabilidades de cada sócio.

4º Passo - Defina um plano de saída

Infelizmente, assim como em alguns casamentos, a sociedade pode vir a acabar. Nesse caso, é crucial para ambas as partes que um plano de saída esteja definido a fim de que ninguém se sinta prejudicado no acordo final.

Não se engane pensando que uma amizade de longa data ou uma boa relação pessoal pode em todos os casos salvar uma sociedade. Criar um plano de saída é a melhor alternativa se deseja evitar situações incômodas futuramente.

A verdade é que começar uma sociedade sem ter que se preocupar em como pode sair dela caso não dê certo faz uma enorme diferença no futuro do seu negócio.

Conclusão

Espero que esse artigo possa ter esclarecido alguns pontos importantes acerca de como criar uma sociedade de sucesso. Entenda que, mesmo que pareça complicado, a relação entre os sócios de uma empresa é uma das bases em que estão apoiados os seus negócios. Por isso, pense muito bem antes de escolher um sócio e coloque em prática todas as dicas deste artigo.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: 07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar. Neste artigo, apresento 07 práticas básicas que farão você aumentar a sua capacidade de delegar tarefas. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças. Neste artigo, explico a diferença entre lucro e faturamento e de que maneira eles podem ser aplicados na sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa. Neste artigo, explicamos sobre o que é, quais as causas e como o microgerenciamento pode prejudicar a gestão da sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo