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Crie uma Empresa de Sucesso em apenas 7 passos

19/10

Crie uma Empresa de Sucesso em apenas 7 passos. Neste artigo, apresento os 07 passos fundamentais para criar uma empresa de sucesso. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Independente de quão talentoso seja o empreendedor, para que ele obtenha êxito e crie uma empresa de sucesso, é indispensável que se mantenha focado no negócio e preparado para enfrentar riscos.

Ter uma ideia inovadora é apenas o primeiro passo de um longo percurso a percorrer na estrada do sucesso empresarial. Se você deseja tirar seu negócio do papel, é importante estar atento a certas ações fundamentais para garantir o sucesso da sua empresa.

“A Estrada para o Sucesso está Sempre em Construção”

Confira abaixo 07 passos fundamentais para criar uma empresa de sucesso. Vamos lá?!

01 - Elabore um plano de negócios


No início de todo negócio, é muito comum que os empreendedores passem por várias dificuldades. Um dos fatores responsáveis por estas dificuldades é com certeza a falta de planejamento.

Por isso, seja qual for o momento da empresa, a elaboração de um plano de negócio é indispensável para evitar riscos desnecessários e obter o real controle do negócio.

Basicamente, quanto a sua elaboração, o plano de negócio se divide em três partes, sendo elas:

  1. O conceito do negócio
  2. Seção de marketing
  3. Seção financeira

Dentro de cada parte, existem subdivisões, que podem variar de plano para plano.

Para começar o seu plano de negócios, é necessário que ele seja de fácil assimilação, ou seja, simples de entender. Todas as seções precisam ser escritas de maneira detalhada. Também é preciso que todas as partes conversem entre si.

A dica aqui é que a pessoa responsável pela estruturação do plano de negócio possua uma noção da complexidade de todas as áreas abordadas no mesmo.

02 - Analise a viabilidade do Negócio


Semelhantemente a realização do plano de negócios, outro ponto essencial para ter sucesso ao criar uma empresa é analisar a viabilidade do negócio, ou seja, é preciso realizar uma pesquisa prévia de mercado.  

É somente realizando esta análise de mercado que é possível para você conhecer melhor sua própria empresa, seus concorrentes e seu público-alvo.

Aqui, um dos pontos mais importante dessa pesquisa de mercado é com certeza a definição das suas personas, ou perfis de clientes. Afirmo isso porque quando se conhece verdadeiramente o consumidor do seu produto ou serviço fica muito mais fácil direcionar os seus investimentos, definir o local do ponto de venda, as ações de marketing, campanhas publicitárias, dentre outros fatores essenciais para a sustentabilidade do negócio.

É por essa razão que a análise de mercado é um passo tão importante para o sucesso de uma empresa. A dica aqui é que essa análise seja feita antes do início do empreendimento. Porém, que seja repetida de forma periódica pela empresa, a fim de mantê-la sempre alinhada ao mercado.

03 - Busque por Conhecimento


Ao realizar o passo 2, talvez você se depare com a necessidade de desenvolver algumas habilidades e competências a fim de conseguir criar uma empresa de sucesso que seja sustentável a médio e longo prazo.

Infelizmente muitos empreendedores ignoram esse passo, o que acaba ocasionando uma breve existência para suas empresa.

Confira no gráfico abaixo, em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, as principais causas que contribuíram para o fechamento dessas empresa antes dos 5 anos de existência.

Ao visualizar o gráfico acima, fica clara a importância de, antes mesmo de abrir a sua empresa, procurar buscar por conhecimento acerca de diversos fatores decisivos para o sucesso da sua empresa. Em tempos de inovação tecnológica, estar atento ao mercado e ao que te espera é a chave para vencer a concorrência, se sobressair e se tornar um empreendedor de sucesso.

A dica aqui é que você busque focar seus esforços em adquirir conhecimento nas áreas que trarão maior agilidade e produtividade para o seu negócio.


04 - Organize as finanças


Área financeira é uma parte fundamental de todo negócio. Na verdade, costumo dizer em minhas consultorias ser a “veia artéria da empresa”, ou seja, se as finanças não estiverem bem organizadas a empresa pode sofrer um colapso e deixar de existir.

Você pode até ter uma boa ideia. Porém, é impossível a ideia sobreviver mais do que alguns meses sem se tornar rentável. Por isso, é de extrema importância que para criar uma empresa de sucesso as finanças do negócio estejam organizadas.

Para obter controle das finanças e do lucro que a sua empresa irá gerar, o ideal é cultivar uma cultura de boas práticas financeiras. À primeira vista, são práticas que até parecem simples, porém, são “deixadas de lado” pela maioria dos empreendedores.

04.1 - 03 Práticas Saudáveis Financeiramente

Entre algumas boas práticas nas finanças de um negócio, podemos citar as seguintes:

1 - Estipular um pró-labore (salário) para você empreendedor, que deverá ser retirado na mesma data de pagamento dos seus colaboradores.

2 - Evitar retiradas de valores fora das datas pré-determinadas ou retiradas para fazer compras desnecessárias. Por incrível que pareça, as saídas não operacionais são muito comuns entre os micro e pequenos empresários.

3 - Ter uma previsão de quanto você irá precisar ter “em mãos” ou o montante para manter as despesas por um ano. Ou seja, buscar entendimento sobre Capital de Giro.

4 -Controlar seu fluxo de caixa. É o seu fluxo de caixa que mostrará como estão as receitas e despesas da sua empresa em um determinado período.


Essas são apenas algumas práticas dentre muitas outras que podem ser buscadas por você. Lembre-se: a busca por conhecimento e capacitação deve ser de forma cíclica e contínua. O importante agora é você ter conhecimento do que realmente é preciso para criar uma empresa de sucesso.

05 - Invista no Negócio


É muito comum para o empreendedor, ao iniciar um negócio, possuir pouco capital para investir. Isso faz com que ele direcione a maioria do seu capital para investir em máquinas, pontos comerciais, móveis, dentre outros.

No entanto, quando se trata de investimentos, é preciso entender o que realmente trará resultados para o seu negócio. Ou seja, é necessário identificar corretamente em quais áreas da empresa você deve investir primeiro. A dica aqui é que parte do seu capital seja investido em Marketing, a fim de que sua empresa possa ser vista por mais pessoas e mais vendas possam ser realizadas.

06 - Crie Produtos ou Serviços Inovadores


A maioria dos empreendedores no início de sua caminhada buscar por tentar criar algo que ainda não exista, algo que só eles pensaram, algo inovador. Porém, isso só faz sentido se essa ideia resolver problemas reais das pessoas.

Ou seja, é necessário olhar menos para suas próprias percepções e observar mais as dores do seu público-alvo. É necessário desenvolver produtos e/ou serviços que agreguem valor à vida das pessoas.

Para conseguir criar produtos e/ou serviços inovadores você precisa responder:

  • “Qual necessidade do mercado o meu negócio atende?”
  • “O que desejo entregar para o meu cliente”?

Ao responder essas perguntas, você já terá uma noção de como criar um negócio alinhado à realidade do mercado e de como o tornar escalável.

07 - Mostre valor para o cliente


A transformação digital aumentou agressivamente os desafios das empresas. No entanto, este desafio se tornou também uma oportunidade para muitos empreendedores que desejavam adentrar no mundo dos negócios. E como neste, ou em qualquer período, o maior diferencial para o sucesso das empresa ainda é saber gerar valor para os clientes.

Somente as empresas que conseguem de fato gerar valor podem conquistar novos clientes e, principalmente, reter os atuais com facilidade. Elas são capazes de fechar mais negócios e de gerar lucros extremamente sustentáveis.

Gerar valor para o cliente significa ir além do esperado. Isto é, precisa verdadeiramente superar as expectativas do cliente.

Para ser mais assertivo nessa tarefa, é preciso conhecer com profundidade o público que se deseja atingir, construir uma jornada de compra de excelência em que o atendimento seja feito de maneira empática e o cliente seja o foco.

Conclusão

Todo empreendedor, assim como eu, quando tem uma ideia de negócio, já a visualiza funcionando perfeitamente. No entanto, assim como qualquer produto ou serviço, será sempre necessário fazer ajustes.

Isso, porém, não pode ser uma barreira para que você inicie seu empreendimento. Use a sua criatividade e construa um mínimo produto viável. Quando ele estiver definido, vá ao mercado e faça uma pesquisa para validar sua solução.

A vida é feita de aprendizados, quanto mais rápido você aprender, melhor será.

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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

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