Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Os Segredos por trás de Como Fazer um Desdobramento de Metas Eficaz

Os Segredos por trás de Como Fazer um Desdobramento de Metas Eficaz

10/08

Os Segredos por trás de Como Fazer um Desdobramento de Metas eficaz. Neste artigo, apresentamos os segredos por trás de como fazer um desdobramento de metas eficaz para a sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Nos dias atuais, os empresários têm percebido e entendido a importância do planejamento para definir o destino da empresa.

Porém, por mais que o planejamento e a definição de metas possam parecer a solução para colher os frutos desejados, o gestor descobrirá que talvez isso não seja o suficiente.

A capacidade de fazer com que o planejamento se torne em realidade exige não só o engajamento de toda liderança como também de todos os níveis da empresa. E, para tanto, é necessário viabilizar o desdobramento de metas dos objetivos da empresa de forma que todos se envolvam, se comprometam e se engajem em concretizá-los.

Confira abaixo o que é e como o desdobramento de metas pode ajudar você a potencializar o seu negócio.

O conceito de desdobramento de metas


O desdobramento de metas nada mais é que trazer os objetivos da empresa para a realidade, transformando-os em ações práticas para que possam etapa por etapa serem atingidos e concretizados.

É importante ressaltar que esta é uma ação que deve ser realizada depois de já ter sido elaborado um plano estratégico. Isso porque, quando se inicia a fase operacional é necessário que as metas e objetivos da empresa sejam expostos de forma clara e assertiva para os colaboradores.

Mais do que planejar as etapas que levam a um objetivo, é importante manter toda a equipe devidamente informada e conscientizada de que as ações de cada membro do time impactam no futuro da empresa de forma positiva ou de forma negativa.

Haja vista essa premissa, é necessário delegar responsabilidades e explicar que os diferentes setores da empresa funcionam como engrenagens em prol do sucesso da empresa. Isso fará com que todo o time de colaboradores tenha um sentimento de pertencimento à organização.

Metodologias para o desdobramento de metas


Existem várias metodologias que servem para auxiliar na aplicação de estratégias e desdobramento de metas para alcançar resultados.

A escolha de qual seria a melhor opção para a sua empresa dependerá de vários fatores. Nesse momento, a ajuda de uma consultoria é a melhor forma de identificar qual o método que mais se encaixa às necessidades da empresa.

Entre as metodologias mais conhecidas, destacamos as seguintes:

BSC (Balanced Scorecard):

Metodologia que visa alinhar a estratégia da empresa às operações por meio de indicadores baseados nos objetivos estratégicos traçados pela empresa.


OKR (Objectives and Key Results):

Metodologia que propõe a criação de uma estrutura de ações necessárias que se relacionam entre si para o atingimento dos objetivos da empresa, além de fazer o monitoramento de resultados por meios de indicadores qualitativos. É um procedimento simples de execução rápida que envolve o entendimento e a criatividade dos times. O foco é alinhar todos na mesma direção, com definição de prioridades numa cadência constante de execução sem dispersão. 

PDCA:

O ciclo pdca é um ciclo que se baseia em um modelo de gerenciamento contínuo. Ou seja, as iniciativas planejadas e executadas são constantemente monitoradas quanto a efetividade, viabilizando intervenções adequadas sempre que necessário.

Lógica do desdobramento de metas


De certo modo, o método por trás do desdobramento de metas é fácil. Trata-se de, a partir dos objetivos macros desenhados, delegar responsabilidades conforme a competência de cada setor e de cada equipe.

Para tanto, é preciso entender os diferentes níveis de objetivos dentro de um planejamento estratégico, o que se torna simples se estiver disponível um mapa estratégico da empresa.


Dentro de um planejamento estratégico, são apresentadas três categorias de objetivos:

1) Objetivos estratégicos:

O planejamento estratégico diz respeito ao futuro da organização. É onde definimos os valores, visão, missão e o propósito da organização.

Os objetivos estratégicos os grandes objetivos da empresa que possuem a finalidade de a levar para um nível superior de atuação.

Todas as ações são elaboradas visando o longo prazo, geralmente são feitas para o período de 5 (cinco) a 10 (dez) anos.

2) Objetivos táticos:

Os objetivos táticos são os responsáveis por elaborar metas e viabilizar as condições necessárias para que as ações definidas no planejamento estratégico sejam de fato atingidas.

Essas ações são determinados para cada área, chegando até o nível gerencial. São ações definidas para um futuro mais próximo, geralmente no período de 1 a 3 anos, e cabe aos executivos e gerentes a tomada dessas decisões.

3) Objetivos operacionais:

O planejamento operacional é o que gera as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos da empresa.

São as metas que dizem respeito ao dia a dia da operação e que costumam ser de curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.

Para se alcançar maior performance em relação aos resultados da operação é preciso otimizar a comunicação interna entre os profissionais de diferentes setores.

Desenvolver meios de comunicação como um chat interno, por exemplo, auxilia na manutenção do contato entre os colaboradores.

Liderança Participativa


Uma forma de trabalhar o desdobramento de metas é o gestor ou líder participar ativamente da operação como observador, quer dizer, não controlar somente os indicadores quantitativos, mas também acompanhar as atividades dos colaboradores, dirimindo dúvidas, escutando sugestões e desenvolvendo novas soluções conjuntamente com a equipe.

Quando o gestor desenvolve uma atuação próxima, compartilhando suas experiências com as equipes, bem como agregando as vivências desses, isso ajuda a promover um melhor clima organizacional e mantém todos motivados, olhando juntos na mesma direção.

Considerações

Enfim, desenvolver os objetivos estratégicos e promover o desdobramento de metas é o que, de fato, viabiliza que as metas sejam alcançadas e os resultados esperados sejam conquistados. Além disso, essas iniciativas tendem a gerar mais comprometimento por parte dos colaboradores da empresa, pois ela torna mais claro como cada um estará cooperando para o atingimento dos resultados da empresa.

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos. Neste artigo, apresentamos 5 aplicativos de produtividade que podem potencializar os resultados da sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa. Neste artigo, apresentamos as principais diferenças entre a liderança e a gestão e explicamos como a união destas duas vertentes pode alavancar os resultados do seu negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. Neste artigo, apresentamos 07 Passos Simples para que você consiga fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo