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Plano de Carreira: Qual a sua Importância e Como Aplicar na sua Empresa

05/08

Plano de Carreira: Qual a sua Importância e Como Aplicar na sua Empresa. Neste artigo, explicamos a importância da existência de um Plano de Carreira nas Empresas e exemplificamos maneiras eficazes para a sua aplicação. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! 

Conteúdo:

Na busca constante por conseguir construir equipes com excelentes colaboradores, cuja as expectativas estejam alinhadas aos seus objetivos e às necessidades, algumas empresas encontram desafios na hora de manter esses colaboradores fazendo parte da organização.

Ter um plano de carreira desenhado dentro da organização, além de resolver esta dificuldade, pode trazer muitas outras vantagens para a empresa.

O que é um Plano de Carreira



Diferente de um plano de carreira pessoal, em que o próprio colaborador constrói seu planejamento profissional futuro, com base em seus desejos e ambições, o plano de carreira aplicado a empresas é um plano de carreira definido pela própria organização.

O objetivo principal deste plano de carreira é realizar um alinhamento dos interesses e necessidades da organização com as expectativas de seus colaboradores, fornecendo a eles uma visão real do seu futuro dentro da empresa.

Qual a importância do Plano de Carreira


Segundo uma pesquisa realizada no fim de 2014 pela Isma Brasil (International Stress Management Association), 72% dos entrevistados disseram estar infelizes com o seu trabalho.

Esses são dados muito importantes para de fato mostrar a realidade e o contexto do trabalho nos dias atuais. Ou seja, por incrível que pareça, o plano de carreira é um fator importante para valorização do capital humano.

A forma como o trabalho é observado e vivido pelas pessoas hoje já não tem o mesmo sentido de antigamente. O que queremos dizer com isso é que o trabalhador está diferente.

O colaborador do século 21 procura constantemente pela felicidade no trabalho, por fazer algo que o estimule e que corresponda ou complemente seu propósito de vida.

Por isso, ter um olhar humano em relação ao plano de carreira é tão importante. Não é somente pelos resultados que ele pode gerar para empresa mas sim pelos resultados que ele gera nas pessoas (e para as pessoas).

Qual é o Impacto dentro das Organizações


Um dos principais motivos pelos quais empresários e empresárias chegam até o plano de carreira é porque enfrentam dificuldades causadas pela ausência deste plano.

Descrevemos abaixo 03 (três) das principais vantagens em se ter um plano de carreira dentro de uma organização:

1 - Atração e Retenção de Talentos:

A implementação de um plano de carreiras na empresa deixa claro para o colaborador que o caminho que está sendo trilhado por ele tem um destino.

Os colaboradores de hoje em dia estão realmente muito focados em trabalhar com foco em um propósito maior. Trabalhar em algo que realmente tenha um significado, um motivo pelo qual fazem o que fazem.  

Eles não saem enviando currículos para todas as empresas que puderem. Ao contrário, estudam sobre quais são os valores, a missão e a visão das empresas que lhe chamaram mais atenção e avaliam quais poderiam ser suas perspectivas de futuro dentro da empresa.

Por isso, um plano de carreira é tão importante para atrair e reter talentos na empresa.

2 - Diminuição do Turnover:

A diminuição da taxa de turnover na empresa também é uma das vantagens ao se adotar um plano de carreira para a empresa.

Se existem objetivos e metas relacionados a carreira dentro da empresa, o sentimento de pertencimento e dever do colaborador estarão em alta, o que dificulta sua saída da empresa, pois eles não estão preocupados em buscar oportunidades fora da empresa.


3 - Aumento da Produtividade:

Colaboradores que têm um objetivo estão 100% focados em fazer suas atividade com o máximo de produtividade e competência possível.

Lembre-se: empresas produtivas são feitas de colaboradores produtivos.

Como Criar um Plano de Carreira para sua Empresa


Elaborar um plano de carreira para a sua empresa não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Na verdade, pode ser mais simples do que parece.

No entanto, precisamos de lembrar que a elaboração do plano de carreira tem o objetivo de alinhar as expectativas dos colaboradores aos objetivos e necessidades da empresa. Partindo dessa premissa, um plano de carreira só pode ser assertivo por meio do diálogo entre empresa e colaborador.

Confira abaixo 3 (três) passos para conseguir criar um plano de carreira na sua empresa:

1º Passo - Tenha uma Estrutura Organizacional Desenhada:

Desenhar a estrutura organizacional da empresa é a maneira como você irá conseguir organizá-la.

Para desenhar esta estrutura você deverá considerar todos os departamentos, cargos e "subordinações".

Fazer esta estruturação organizacional fornece a você um mapa que permite uma visão completa da empresa. Essa visão sistemática facilitará as decisões de forma geral.

2º Passo - Faça uma Descrição de todos os Cargos:

Depois de ter uma estrutura organizacional desenhada, terá que realizar uma descrição dos cargos dentro da empresa.

Essa etapa é muito importante pois todas as informações necessárias sobre cada uma das funções que serão exercidas precisam estar disponíveis.

Faça o detalhamento de todas as atribuições não só para os cargos mas também para os colaboradores que irão ocupá-los.

Este processo também possibilita e facilita muito a contratação da forma correta, além de ser extremamente eficaz para fazer o onboarding de novos colaboradores.


3º Passo - Faça uma pesquisa de Mercado:

A quantidade de oportunidades de trabalho disponíveis no mercado cria cada vez mais dúvidas para o colaborador no que diz respeito a onde ele irá escolher trabalhar.

Como terceiro passo, faça uma pesquisa de mercado para entender quais são as remunerações e os diferenciais oferecidos em outras empresas para o mesmo cargo e entenda qual o modelo tem mais efetividade para o seu tipo de negócio.

Entre os modelos mais comuns se encontram o modelo de Carreira horizontal, Carreira vertical, Carreira Paralela, Carreira em Y e Carreira em Rede.

Considerações

Ao iniciar a implantação do plano de carreira, você como gestor(a) precisará ouvir antes de falar. Todos os passos citados acima serão irrelevantes se você não conseguir entender quais sãos as reais expectativas de seus colaboradores.

“Saber escutar quase que é responder.”

Uma das principais diferenças entre gestores e líderes é a capacidade de um Líder conduzir as pessoas por meio do diálogo.

Por isso, a sugestão é sempre ter conversas sobre carreira com todos os seus liderados para realmente entender as suas expectativas. Dessa forma, as melhorias no plano de carreira serão mais assertivas.

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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer. 

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