Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Conflitos em Empresa Familiares: Descubra como Resolver

Conflitos em Empresa Familiares: Descubra como Resolver

26/10

Conflitos em Empresa Familiares: Descubra como resolver. Neste artigo, explico quais estratégias podem ser utilizadas a fim de resolver os conflitos em empresas familiares. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Segundo dados do IBGE e do Sebrae, as empresas familiares representam 90% das empresas no Brasil, o que leva a uma representatividade de 65% no Produto Interno Bruto (PIB) e à empregabilidade de cerca de 75% dos trabalhadores. Entretanto, os índices de sobrevivência dessas organizações são muito menores, isso devido à quantidade de conflitos enfrentados por essas empresas, e que muitas vezes são de grau emocional.

É inevitável, conflitos existem! Sejam eles discutidos entre família, amigos ou colegas de trabalho. Porém, quando se trata de um negócio, o melhor é preparar-se para lidar com eles da melhor maneira possível.

Neste artigo, explico quais estratégias podem ser utilizadas a fim de resolver os conflitos em empresas familiares. Vamos lá?!

O que é uma empresa familiar


O que é um negócio ou uma empresa familiar?

Diferente do que muitas pessoas imaginam, para que um negócio seja considerado familiar, não é necessário todos da família trabalharem como funcionários. Isso porque a gestão da empresa pode ser realizada por alguém de fora da família. O que as empresas familiares precisam ter são membros da família no quadro de diretores ou acionistas.

O que causa conflitos em empresas familiares?


Agora que você já entende o conceito de um negócio familiar, talvez esteja se perguntando, porque eles acontecem.

Na verdade, somente o fato do negócio e da família crescer com o passar do tempo já é algo que gera tensões. Ou seja, os filhos crescem, se tornam colaboradores da empresa, sugerem novas ideias e provocam o modus operandi. E claro que, com toda essa movimentação, os conflitos seriam gerados.

Além disso, existem outros fatores que podem influenciar o surgimento de conflitos em empresas familiares como, por exemplo, a rivalidade entre irmãos.

Acredite em mim, isso não acontece apenas em filmes de Hollywood. Em empresas familiares, a rivalidade entre irmãos é mais comum do que parece. A intensidade dos problemas encontrados depende do nível de maturidade dos irmão para separar assuntos de família dos profissionais. Geralmente, quando a empresa está para decidir quem sucederá o pai é que a rivalidade mais se intensifica.

Como resolver conflitos em empresas familiares?


Mas afinal, como é possível resolver esses e os demais conflitos familiares de uma empresa? Foi pensando nisso que separei para você algumas estratégias para resolver os conflitos em empresas familiares, gerando um ambiente estável, melhores resultados e oportunidades para os negócios da família. Confira:

1 - Compreenda as diferenças entre as gerações

O conflito de gerações é um dos problemas mais comuns enfrentados por empresas com mais tempo de mercado. Por isso, é importante criar um ambiente corporativo harmônico e produtivo assim como ter um bom convívio fora da empresa.

Como já disse, a nova geração trará novas ideias, por isso o ideal é que a empresa possua uma cultura de inovação contínua, ou seja, esteja sempre se adaptando às mudanças. Dessa forma, a empresa poderá usar positivamente as diferenças entre as gerações garantindo a sua evolução por meio de um ambiente colaborativo.

2 - Crie um plano de sucessão

A criação e o desenvolvimento de um plano de sucessão para as empresas é, na minha opinião, o melhor caminho para garantir o sucesso de uma empresa familiar. No entanto, é importante ressaltar que os candidatos a sucessão estejam extremamente capacitados para assumir as obrigações da empresa quando necessário, a fim de dar continuidade aos negócios da família.

É por meio da criação de um plano sucessório que o empresário pode identificar se os sucessores possuem os mesmos objetivos da empresa e se estão preparados para gerir os negócios da família. Esse plano precisa ser muito bem planejado e desenvolvido, isso porque essa é uma tarefa que exige bastante preparo e esforço das duas gerações.

O ideal para o sucesso dessa sucessão é inserir o candidato nos negócios da empresa o quanto antes, isso para que ele possa ir se preparando para o momento em que terá que assumir de fato a direção da empresa. E, é claro, assim como em qualquer bom planejamento, é imprescindível que no planejamento exista a definição do papel e das condições de cada sucessor para que eles desempenhem as atividades no futuro.

3 - Profissionalize a gestão

Profissionalizar a gestão de uma empresa familiar é o segredo para amenizar os conflitos e obter melhores resultados.

As empresas que não possuem uma gestão profissional estão longes de evitar o surgimento de dificuldades administrativas. Ao contratar um profissional capacitado, a empresa passa a ter uma boa base de gestão evitando por exemplo a rivalidade por parte dos irmãos, conforme abordamos acima.

Ao optar por esse caminho, é fundamental definir muito bem o papel do profissional contratado dentro da empresa, pois a família continuará participando indiretamente da gestão dos negócios, a fim de evitar problemas de administração que possam comprometer o desempenho das atividades.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: 07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar

07 Práticas Básicas para Aumentar sua Capacidade de Delegar. Neste artigo, apresento 07 práticas básicas que farão você aumentar a sua capacidade de delegar tarefas. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças

Lucro e Faturamento: Saiba a Importância de Entender as Diferenças. Neste artigo, explico a diferença entre lucro e faturamento e de que maneira eles podem ser aplicados na sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa

O Microgerenciamento está acabando com a sua Empresa. Neste artigo, explicamos sobre o que é, quais as causas e como o microgerenciamento pode prejudicar a gestão da sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo