Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: Descubra Como a Engenharia de Cargos pode Ajudar sua Empresa

Descubra Como a Engenharia de Cargos pode Ajudar sua Empresa

14/06

Descubra Como a Engenharia de Cargos pode Ajudar sua Empresa. Neste artigo, explico o que é a engenharia de cargo e como ela pode ajudar a sua empresa em diferentes contextos. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! 

Conteúdo:

Existe uma grande parcela de empresários atuais que reclama das dificuldades existentes no momento da contratação. E quando se investiga a fundo essas queixas, o que descobrimos é que a maior parte dos erros se encontram em “contratar a pessoa certa para o cargo certo nas empresas.”

A verdade é que, se a sua empresa não possui uma engenharia de cargos, há grandes chances de que as contratações continuem dando errado.

Se a sua empresa ainda não utiliza essa ferramenta, lhe convido a ficar comigo nesse artigo para que consiga entender o que é a engenharia de cargo e quais os benefícios de sua aplicação para uma empresa. Vamos lá?!

O que é engenharia de cargos?


Ao contrário do que muitos empresários acreditam, a engenharia de cargo não se trata somente da elaboração e descrição de um cargo. Na verdade, vai além, ela é o estudo aprofundado de um cargo, visando sua criação e manutenção de modo que realmente faça sentido para a empresa e para quem irá ocupá-lo.

A engenharia de cargo tem como principal objetivo analisar toda estrutura organizacional da empresa de modo a dar ao empresário a capacidade de identificar os requisitos necessários para a execução dos processos da empresa e para encontrar os profissionais competentes para essa execução.

A consequência da obtenção dessas informações são diversas melhorias por toda empresa como o aumento da produtividade, a melhoria no processo seletivo, além de muitos outros benefícios que ainda descreverei neste artigo.

Para que serve a Engenharia de Cargos?


Agora que você conheceu o conceito de engenharia de cargo, talvez ainda possa estar confuso para o que ela realmente serve, então, vamos aprofundar mais um pouco.

A engenharia de cargos se baseará em diversos critérios para tornar os processos de seleção de novos candidatos cada vez mais ágeis e coerentes, o que ajuda a reduzir o tempo do profissional de RH que poderá investir mais em gestão de pessoas e a reduzir os custos com contratações erradas.

Para construir a Engenharia de Cargos, a tecnologia pode ser uma ótima aliada, a exemplo, temos vários softwares que podem te auxiliar. Com esta ferramenta, é possível construir, filtrar e mapear as competências e características comportamentais ligadas a um determinado cargo de acordo com a necessidade da empresa, e, a partir disso, analisar a compatibilidade que um candidato tem com este cargo.

Assim como já citado anteriormente, a construção de uma boa Engenharia de Cargos Assertiva depende de uma série de fatores, tais como:

Benefícios de uma Engenharia de Cargos


Até aqui, acredito que já seja possível ver o quão benéfico é a engenharia de cargo para uma empresa, visto o grau de exatidão de informações que ela se propõe a trazer para que o empresário tome melhores decisões. No entanto, ainda quero citar outros benefícios em fazer a engenharia dos cargos de uma empresa.

1 - Aprimoramento do Processo de Recrutamento e Seleção:

Quando se possui um cargo bem construído, considerando a cultura da empresa, seus valores, as atividades que serão desenvolvidas e as competências comportamentais ligadas a elas, torna-se muito mais fácil colocar a pessoa certa no lugar certo.

Na verdade, não somente o processo de contratação pode ser aprimorado na empresa mas também o processo de onboarding, ou seja, a integração e rampagem de novos funcionários, já que a retenção de talentos é um dos objetivos de sua aplicação.

2 - Realocação de Funcionários:

Nem sempre é preciso buscar alguém de fora para preencher uma vaga. Muitas vezes, as pessoas certas já estão na empresa e só precisam ser realocadas. Mas é difícil para o empresário fazer isso quando não ele não dispõe das informações de competências e habilidades de seus funcionários.

Como a engenheira de cargos fornece clareza sobre os cargos e as competências/habilidades do mesmo, o trabalho do gestor se resume a fazer a identificação dessas habilidades/competências nos próprios funcionários da empresa.

Pensando nos benefícios gerais de uma recolocação assertiva, o empresário pode aumentar a produtividade da empresa, conduzir o desenvolvimento de outras competências, motivá-los ao aprendizado contínuo e até mesmo estimular o convívio entre pessoas de equipes diferentes.

O mais interessante é que essa mesma estratégia de realocação pode funcionar no caso de funcionários que não estão indo tão bem na empresa e que você possa ter pensado em demiti-lo. Talvez suas competências estejam apenas sendo aplicadas no lugar errado. Pense nisso.

3 - Melhorias Conforme as Necessidades da Empresa:

Por meio da engenharia de cargos é possível criar um plano de cargos e salários muito mais assertivo e condizente com as necessidades da empresa, mas que, ao mesmo tempo, faça sentido para os funcionários.

A engenharia de cargo também proporciona à empresa a valorização do seu capital humano e permite que invista assertivamente no aprimoramento do capital intelectual da organização, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados e, com isso, tenham um aumento em seu desempenho.

A empresa pode eliminar níveis e aumentar a complexidade dos cargos para melhor se adequar ao mercado.

Como fazer uma engenharia de cargo:


Agora que você entendeu melhor outros benefícios da engenharia de cargos, provavelmente, você já esteja ansioso para colocar as “mãos na massa” e aplicar em sua empresa. A questão é, como fazer?! Coloquei abaixo “x” passos para que você consiga iniciar esse processo na sua empresa. Confira:

1 - Descreva o cargo e não o ocupante:

O primeiro passo para começar a fazer a engenharia dos cargos na sua empresa é pensar no cargo no presente e não no que ele pode vir a ser no futuro, isso é muito importante para que a se tenha um senso de realidade do que realmente está sendo exercido e o que realmente está sendo feito por aquela função.

2 - Divida as Tarefas:

O segundo passo é dividir as tarefas em ordem de importância e em ordem cronológica para facilitar a descrição dos cargos. Sempre coloque no topo da descrição o processo e atividade mais executada

Redija de maneira clara e precisa todas essas tarefas e todo o escopo de atividades, isso para que qualquer outra pessoa seja capaz de entender o que aquele cargo realmente faz.

Dica prática: use uma frase objetiva, como o que, como, por que e quando essa pessoa faz o que ela faz.

3 - Defina Perfis Ocupacionais

Existem várias maneiras de descrever e desenhar perfis ocupacionais para um cargo. Uma delas é traçar uma roda de competências comportamentais requeridas para que aquela pessoa performe bem nesse cargo.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa. Neste artigo, apresento o guia básico para que você consiga fazer sua equipe aderir a cultura da empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco. Neste artigo, eu explico 5 formas simples de capacitar seus funcionários com pouco investimento. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto. Neste artigo, apresento algumas dicas que são fundamentais para exercer uma liderança assertiva no contexto do trabalho remoto. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo