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Estratégia de Marketing: Descubra Porque sua Empresa Precisa de Uma

07/10

Estratégia de Marketing: Descubra porque sua Empresa Precisa de Uma. Neste artigo, eu explico a importância da estratégia de marketing para as empresas e como fazer para elaborar uma. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

“Em alguns anos, existirão apenas dois tipos de empresas: as que fazem negócio online e as que estão fora dos negócios.” Essa foi uma afirmativa dita por Bill Gates, um dos maiores nomes da história, conhecido por ter fundado a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado. Ou seja, alguém que possui autoridade para falar sobre o assunto.

A cada dia que se passa, o que Bill disse se torna mais real. A internet já faz parte da vida da grande maioria das pessoas. Se antigamente era necessário acessar a internet por meio de computadores, hoje é possível ter acesso pelo próprio celular.

Com a realidade se ajustando, era inevitável mudar a forma como as empresas fazem negócios. Toda a energia deveria se concentrar agora onde as pessoas estão, ou seja, online.

Agora a pergunta que fica é: como continuar fazendo negócio com seus consumidores no mundo digital? A resposta é: por meio do Marketing.

No entanto, não basta criar imagens criativas. É importante ter uma estratégia de marketing sólida para poder obter resultados sustentáveis. 

Mas afinal, por que é tão importante ter uma estratégia de marketing? E como fazer para elaborar uma? Fique comigo até o final deste artigo que eu te explico. Vamos lá?!

O que é estratégia de marketing?


Antes de falar sobre a importância de uma estratégia de marketing, é imprescindível que você saiba o que ela é de fato.

Quando falo sobre estratégia de marketing, estou me referindo a um conjunto de ações que são colocadas em práticas com o intuito de atingir as metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a marca.

Ou seja, estratégia de marketing representa o seu esforço para tornar negócio visível às pessoas, atrair clientes e ser reconhecido como uma autoridade no seu ramo de atuação.

Um ponto importante que você precisa entender é que nem toda ação de marketing compreende em uma estratégia de fato. É preciso tomar bastante cuidado para não se perder. Boas estratégias de marketing devem obrigatoriamente incluir os objetivos, políticas e a sequência de ações para dar suporte e continuidade à execução do planejamento estratégico da empresa.

Por que é importante definir uma estratégia de marketing?


Eu poderia elencar aqui diversos motivos pelo qual é muito importante ter uma estratégia de marketing para o seu negócio, mas prefiro trazer alguns dados relevantes, já que os números nunca mentem.

No Brasil, 83,4% das empresas, ou seja, 8 em cada 10 empresas, adotam o marketing de conteúdo. Sabe porque?

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International, 92% dos brasileiros costumam consultar sites na internet antes de fazer uma compra e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.

Somente com essas informações, já fica claro o porque você precisa urgentemente ter uma estratégia de marketing em seu negócio.

Outro fator determinante em se ter uma estratégia de marketing é que ela permite que você faça investimentos mais assertivos, fugindo do achismo.

Talvez você me pergunte agora. Antônio Júnior, porque algumas empresas ainda não possuem uma estratégia de marketing se ela é tão viável para o negócio. Acontece que essa não é uma tarefa fácil. É necessário primeiro que a empresa tenha claro quais os elementos fundamentais para construir uma estratégia de marketing eficaz.

4 elementos fundamentais para construir uma estratégia de marketing eficaz


Existem muito fatores que precisam ser considerados se a empresa deseja construir uma estratégia de marketing que gera excelentes resultados. E como a maioria das estratégia, sua definição irá variar muito de marca para marca.

Entretanto, eu posso afirmar que existem alguns elementos fundamentais que não podem faltar em sua estratégia de jeito nenhum.

São estes os seguintes elementos:

1. Personas sólidas

Você conhece bem o seu público? Entende quais são as suas dores?

É impossível construir uma estratégia de marketing eficaz sem antes reunir e organizar todas os dados e informações relevantes relacionadas ao seu público, ou melhor, sua persona.

Como você irá direcionar as suas campanhas ou oferecer os produtos ideais nas horas certas sem saber o que sua persona quer ou precisa?

Quando eu falo sobre persona, refiro-me à representação fictícia do seu cliente ideal. Saber quem é sua persona vai muito além de apenas saber informações pessoais como endereço, idade e sexo. Você precisa entender quais são seus interesses particulares, as suas motivações, medos, desejos e as histórias mais pessoais para acertar na estratégia. Está entendendo porque não é uma tarefa simples. Mas é fácil. Lembre-se disso.

Todas as empresas que decidem pular esta parte, ou não estão obtendo os resultados que poderiam, ou não estão obtendo nenhum tipo de resultado.

Se você utiliza um CRM em sua empresa e já tem uma base de clientes, já está no meio do caminho para conseguir dar vida à sua persona.

2. Canais de marketing

Atualmente, quais canais você tem utilizado para se comunicar com seu público?

Gosto de pensar na internet como um grande cidade onde as pessoas estão sempre buscando coisas de seu interesse. E como em qualquer cidade existem grandes pontos de concentração como shoppings center e lugares de lazer. Na internet, esses grandes pontos de concentração de pessoas são as redes sociais, os blogs, o email, e as plataformas de vídeo.

Se você deseja que sua empresa seja vista, sua estratégia de marketing deve focar em ir aonde as pessoas estão. Dessa forma, fica muito mais simples captar novos leads (possíveis clientes), além de ser uma forma eficaz, barata e democrática de se manter presente no mundo digital.

3. Ferramentas eficazes

Assim como na gestão de processos, é necessário utilizar de várias ferramentas para aumentar a produtividade da equipe. Dispor de ferramentas eficazes é fundamental para construir uma estratégia de marketing que funcione. E quando se trata de marketing, existem algumas ferramentas que são indispensáveis.

Confira abaixo algumas ferramentas que você precisa conhecer:

  • SEMrush: ferramenta que fornece o relatório de dados de suas páginas;
  • Google Analytics: ferramenta que monitora e analisa o desempenho do seu site;
  • CrazyEgg: ferramenta que ajuda a aumentar conversões da sua loja online;
  • Hubspot: plataforma de vendas.

Existem diversas ferramentas no mercado. Cabe a você pesquisar as melhores opções para a sua empresa.

4. KPIs funcionais

É comum, depois de tanto trabalho para construir uma estratégia de marketing eficaz, termos pretensão de que está tudo certo. No entanto, as coisas não funcionam assim.

É preciso continuar indo atrás e analisando os dados de forma precisa para entender se tudo está realmente correndo bem ou se é necessário fazer alterações.

Uma estratégia de marketing não é feita a partir do achismo, mas sim por meio da avaliação. Por isso, é fundamental que você defina KPIs para a sua estratégia, ou seja, indicadores de desempenho.

Ter métricas eu poderia dizer que é um pilar do marketing. Com os indicadores de desempenho, você poderá acompanhar a performance do seu site, das suas redes sociais, de como anda a captação de leads, clientes, as conversões, vendas e muito mais.

Dica: Defina KPIs para todas as áreas de seu negócio e depois me conte como foram os resultados.

Conclusão

Neste artigo, apresentei a você tudo o que precisa para poder começar a construir uma estratégia de marketing eficaz.

Agora, cabe a você olhar para a própria empresa, dedicar-se a estudar as alternativas e escolher onde focar seus esforços para divulgar o seu negócio, atrair mais clientes e fortalecer a sua marca.

Utilize este artigo como o ponto de partida e siga buscando conhecimento para qualificar seus resultados.

Como este artigo ajudou você? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


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