Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: 5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

12/07

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco. Neste artigo, eu explico 5 formas simples de capacitar seus funcionários com pouco investimento. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

O nível de crescimento e sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao nível de conhecimento e capacitação dos colaboradores da empresa. Em outras palavras, se você de fato deseja que a sua empresa aumente os resultados de forma exponencial, é necessário investir na capacitação dos seus funcionários. A questão é como fazer isso sem poder investir muito no momento atual?

Pensando nisso, separei neste artigo algumas estratégias que você pode utilizar na sua empresa para capacitar seus funcionários gastando pouco. Vamos lá?!

Ponto de Partida


Antes de adentrarmos nas estratégias que você poderá utilizar para capacitar seus funcionários sem gastar muito, primeiro precisamos alinhar algo que será imprescindível para que as estratégias de fato funcionem.

Estou falando sobre criar uma cultura dentro da sua empresa que faça com que todos os funcionários sejam comprometidos com os resultados. Sem isso, dificilmente alguma estratégia funcionará. Empresas e equipes com culturas fracas geram resultados medíocres.

E não adianta dizer a si mesmo que a culpa dos resultados estarem ruins ou estagnados está na sua equipe. Como dono do negócio, é sua a responsabilidade de entender quais são os fatores que determinam o nível de comprometimento de uma equipe. Mas eu já posso te falar um deles aqui… o comprometimento está diretamente ligado ao quanto a sua equipe está motivada e engajada.

Em outras, você precisa aprender como criar vínculos entre seus funcionários e a sua empresa, para que seja possível atingir os objetivos e as metas definidas. E a motivação e o engajamento de seus funcionários é sem dúvidas a melhor estratégia para garantir o comprometimento.

No entanto, eu sei que talvez você não saiba por onde começar. Portanto, para te ajudar, separei algumas etapas fundamentais para que você consiga fazer isso de forma assertiva.

1 - Crie uma Comunicação Transparente:

Transforme a sua empresa em um ambiente transparente, onde todas as ideias são ouvidas e onde existe espaço para uma comunicação de confiança. Seus funcionários precisam estar à vontade para dizer como se sentem e se há algo que os está incomodando no trabalho. Dessa forma, você sempre terá uma visão geral do que precisa para garantir que os funcionários estejam comprometidos.

2 - Ofereça Oportunidades de Crescimento:

Quando um funcionário inicia um novo trabalho, uma excelente forma de motivá-lo é mostrar as oportunidades de crescimento dentro da empresa. Ou seja, fazer com que ele tenha um motivo para melhorar a cada dia e dar o melhor de si. Por isso, é fundamental que você trace um roteiro profissional para os seus funcionários, tendo em vista a criação de um plano de carreira definido para cada um deles.

3. Crie uma comunidade na empresa

Não é apenas sobre trabalho em si. Pode parecer um pouco contraditório, porém, a verdade é que seus funcionários passam a maior parte do tempo deles em sua empresa. Então, se este não for um lugar onde ele possa se sentir parte de algo, dificilmente ele se manterá motivado e engajado. Por isso, você deve mostrar a eles que a sua empresa não se preocupa apenas com analisar KPI’S, mas também com o como eles se sentem.

Por meio dessas 3 ações você perceberá que seu time estará muito mais comprometido e pronto para que você possa implementar estratégias de capacitação. Vamos lá?!

O Segredo para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco


1 - Realizar Rodízio de Funções:

A primeira forma de capacitar seus funcionários gastando pouco é fazer com que eles passem um tempo em diferentes áreas da empresa. Essa técnica é bastante utilizada em programas trainees. É conhecida pelo termo em inglês “job rotation”. O propósito da técnica é incentivar os funcionários a aprenderem tarefas diferentes e desenvolver novas habilidades.

2 - “Gamificar" a sua Empresa:

A segunda forma de capacitar seus funcionários gastando pouco é por meio da gamificação da sua empresa. A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos comuns dos jogos em situações que não se relacionam estreitamente com o entretenimento. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia que se utiliza de vários elementos como um sistema de pontuação e ranking para um objetivo claro a ser alcançado e recompensas para quando esses objetivos são completados.

3 - Palestras de Funcionários:

Uma outra forma de capacitar os funcionários gastando pouco é solicitar a funcionários da empresa que possuam talentos específicos que compartilhem seus conhecimentos com os colegas por meio de palestras.

4 - Utilizar o método cumbuca:

A quarta forma de capacitar os funcionários gastando pouco é por meio do método cumbuca. O método da cumbuca se trata de um grupo de estudos onde um livro ou um tema específico em relação à empresa é definido para ser estudado. No caso do livro, deve ser lido um capítulo por semana. Um dos funcionários do grupo deve apresentar o capítulo lido. Após a apresentação, os participantes devem discutir sobre o capítulo e montar um plano de ação para a execução na empresa.

5 - Procurar Cursos Online e Palestras Gratuitas:

A quinta e última forma de capacitar seus funcionários gastando pouco é procurar por cursos online e palestras gratuitas. Por meio da internet hoje é possível ter acesso a diversos conteúdos gratuitos que podem ser fundamentais não só para a capacitação dos funcionários, mas também dos próprios empresários.

Como exemplo, posso citar o meu canal no Youtube, em que publico vídeos com o intuito de ajudar empresários e líderes a performarem melhor na gestão de seus negócios.

Conclusão

Essas são apenas algumas formas para você, empresário, conseguir capacitar a sua equipe gastando pouco ou quase nada. Espero que, dentre as estratégias passadas aqui, você possa ter conseguido perceber a importância de buscar soluções a se apegar a desculpas e problemas externos. A minha sugestão para você é que esteja com a mentalidade sempre voltada a solução e dessa maneira o sucesso da empresa será apenas questão de tempo.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa

O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa. Neste artigo, apresento o guia básico para que você consiga fazer sua equipe aderir a cultura da empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco

5 Formas para Capacitar seus Funcionários Gastando Pouco. Neste artigo, eu explico 5 formas simples de capacitar seus funcionários com pouco investimento. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto

As Melhores Estratégias Para Liderar a Equipe no Trabalho Remoto. Neste artigo, apresento algumas dicas que são fundamentais para exercer uma liderança assertiva no contexto do trabalho remoto. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo