Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: 4 Passos Testados e Comprovados para Fazer um Plano de Carreira Pessoal

4 Passos Testados e Comprovados para Fazer um Plano de Carreira Pessoal

17/08

4 Passos Testados e Comprovados para Fazer um Plano de Carreira Pessoal. Neste artigo, apresentamos 4 (quatro) Passos Testados e Comprovados para que você Consiga Fazer um Plano de Carreira Pessoal Eficaz. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos? Dessa vez, essa não é uma pergunta de RH. A maioria das pessoas possuem muitos sonhos, desejam muito, mas infelizmente não realizam nada daquilo que têm em seus pensamentos. Um dos motivos por detrás desta realidade é o fato de que eles não têm um plano traçado, isto é, desenhado.

Pensando nisso, separamos para você leitor(a) o passo a passo definitivo para você começar a desenhar o seu plano de carreira agora mesmo! Vamos lá?

O que é um plano de carreira pessoal


Antes de iniciarmos a criação do seu plano de carreira, é importante conceituarmos rapidamente o que é um plano de carreira e qual a sua importância para o seu sucesso profissional.

Diferente de um plano de carreira utilizado por empresas, com o objetivo de traçar e planejar o futuro de seus colaboradores dentro da organização, o plano de carreira pessoal é utilizado por profissionais para traçar o seu próprio futuro.

Essa ferramenta é, na maioria das vezes, vista em empresas de médio e grande porte por possuírem setores de Recursos Humanos já estruturados.

É aí que entra o plano de carreira pessoal. Não é necessário esperar trabalhar em uma empresa que possua plano de carreira para que só assim você possa ter um norte. Você pode desenhar sozinho o seu plano de carreira pessoal.

03 (três) perspectivas importantes para fazer um plano de carreira pessoal


Fazer um plano de carreira pessoal não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Porém é uma tarefa que demanda bastante atenção e sinceridade quanto a sua elaboração.

Existem 04 (quatro) perspectivas que precisam ser observados para que a construção do seu plano de carreira seja verdadeiramente assertiva e traga resultados satisfatórios para você.

1 - Autoconhecimento:

O autoconhecimento é a primeira perspectiva a ser observada e é de extrema importância. Se você não sabe o que te move, como poderá decidir qual carreira seguir?

Entender a perspectiva pessoal significa entender a si mesmo. Quais são os seus valores? O que realmente é importante para você? Quais são seus medos? O que faz com que você se levante de cama todos os dias?

Pode parecer clichê. Porém, saber responder a essas perguntas é essencial para que você crie um plano de carreira pessoal que realmente faça sentido para você.

2 - Competências e Habilidades: 

Saber em que você é bom também conta muito na hora de construir um plano de carreira pessoal. Isso porque as características humanas estão diretamente ligadas ao desempenho profissional.

Algo óbvio, mas importante de se ressaltar, é que as habilidades das pessoas não são iguais assim como as pessoas não são. Cada pessoa tem suas características próprias e singulares. Portanto, cabe a você entender a si mesmo e compreender quais são suas habilidades e competências a fim de obter uma excelente performance profissional.

Por exemplo, uma pessoa com maior aptidão numérica desempenharia bem o papel de um contador, enquanto que uma pessoa com mais rapidez perceptual, ou seja, que é capaz de identificar semelhanças e diferenças rapidamente, teria uma facilidade maior para carreiras que envolvam investigação.

É claro que, para exercer qualquer um dos cargos, existem “N” envolvidos. A ideia aqui é refletir sobre a importância de conhecer quais são suas competências e habilidades para que assim o seu plano de carreira seja coerente com quem você é e/ou deseja se tornar.

3 - O Mercado:

Agora que já conhece seus valores e sabe quais são as suas habilidades e competências, você tem condições o suficiente para relacionar essas informações com a área, cargo e função que deseja e assim desenhar um plano de carreira assertivo.

O mercado é uma perspectiva muito importante a ser considerada. como vimos perspectiva de competências e habilidades, um cargo requer mais que uma habilidade específica. Requer, na verdade, um conjunto de habilidades e competências.

Mas fique calmo(a), se você já tem bem relacionado em sua mente e, principalmente, desenhado num papel a perspectiva de autoconhecimento e de competências e habilidades, você já concluiu mais da metade do trabalho.

Seja qual for a área escolhida, você deve saber que o profissional de hoje precisa ter um “perfil ímpar”. Dever saber aprender a aprender, comunicar-se bem com todos, ser criativo e solucionar problemas.

Como fazer um plano de carreira pessoal na prática


Observadas todas as perspectivas, fica muito mais fácil desenhar o seu plano de carreira pessoal.

Confira a seguir 04 (quatro) passos para construir um plano de carreira pessoal:

1 - Defina Seu Estado Atual:

Defina qual é o seu ponto de partida!

Se você decidir fazer uma viagem de carro hoje e não conhecer o caminho, você provavelmente utilizará o GPS para te indicar qual é o melhor trajeto. Sabe o que é interessante? Você pode até colocar onde quer chegar no seu GPS, mas ele não conseguirá te fornecer um trajeto enquanto você não colocar qual a sua localização atual.

Essa é a mesma dinâmica utilizada na hora de fazer o seu plano de carreira pessoal. O melhor caminho para o estado desejado só pode ser traçado a partir do momento que você reconhece e define seu estado atual.

Quanto a definição do estado atual, ela é dividida em três dimensões, sendo elas a Dimensão SER, Dimensão FAZER e Dimensão TER.

Dimensão SER: Como você se considera como pessoa? Quais são suas crenças? O que te deixa feliz? Como você se comporta em situações positivas e negativas?

Dimensão FAZER: Qual é o seu trabalho? De 0 a 10, qual é a nota que você dá para os resultados que tem gerado para empresa que trabalha? Como você utiliza o seu tempo livre com lazer e vida social? Quais locais têm frequentado?

Como seus comportamentos e ações tem refletido na sua família e na sociedade? Se hoje fosse o dia da sua morte você faria falta para as pessoas que convive?

Dimensão TER: Como é onde você mora? Está satisfeito com a qualidade de suas roupas? Você tem reservas financeiras? Quais são os seus bens financeiros?

Ao responder essas perguntas, você conseguirá definir qual o seu estado desejado.

2 - Defina seu Estado Desejado:

A dinâmica e importância de definir o estado desejado é praticamente a mesma da definição do estado atual.

Depois de obter todas as informações que você possui acerca de si mesmo, de suas habilidades e do mercado, qual é a sua visão, o que você realmente deseja?

É nesse processo que você deverá identificar qual o caminho a ser tomado, quais sãos os desafios e obstáculos. O que precisa ser feito para chegar lá e em quanto tempo esse objetivo pode ser alcançado. Quais habilidades precisam ser desenvolvidos e quais competências podem ser potencializadas.

3 - Crie Metas que funcionam:

Agora que você sabe onde está, sabe para onde vai e sabe qual o caminho que precisa percorrer, precisa, o quanto antes, entrar em ação. Sem ação o que você deseja jamais se tornará realidade.

“Objetivos sem metas definidas são apenas sonhos.”

Defina metas para cada uma das ações que você visualizou ser necessário para chegar ao seu estado desejado.

Você pode utilizar a metodologia SMART para fazer com que as metas realmente sejam criadas de forma assertiva e os resultados aconteçam.


4 - Invista em Conhecimento de Mercado

Durante a leitura, você pode perceber a importância das habilidades e competências a considerar na construção de um plano de carreira pessoal.

Para alcançar o seu estado desejado (concretizar seus objetivos), acredito que você percebeu a importância de desenvolver algumas habilidades e competências que hoje não possui.

Mas isso é apenas um desafio que pode ser superado já que é possível aprender qualquer habilidade por meio do esforço e da metodologia certa.

O quarto passo é justamente sobre isso. Invista em cursos, treinamentos e livros. Seja um profissional em constantemente em evolução.

Considerações Finais

Não são todas as pessoas que constroem um plano de carreira pessoal. Na verdade, são pouquíssimas pessoas mesmo. Porém, são as pessoas que o fazem que com certeza saem da média e conquistam seus objetivos.

Te convido a fazer parte desta pequena porcentagem de pessoas que realmente estão comprometidas em atingir seus sonhos e objetivos.

“A estrada do sucesso pode ter vários quilômetros, mas é na mente que se começa a contar os primeiros metros.”

Gostou deste artigo?! Se inscreva em nossa newsletter logo abaixo e receba conteúdos exclusivos!

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos

Aumente a Produtividade da sua Empresa Utilizando estes 5 Aplicativos. Neste artigo, apresentamos 5 aplicativos de produtividade que podem potencializar os resultados da sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa

Entenda Como se tornar um Líder Gestor e Alavancar os Resultados da sua Empresa. Neste artigo, apresentamos as principais diferenças entre a liderança e a gestão e explicamos como a união destas duas vertentes pode alavancar os resultados do seu negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz

07 Passos Simples para fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. Neste artigo, apresentamos 07 Passos Simples para que você consiga fazer uma Gestão do Tempo Eficaz. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo